Paróquia Consolata Brasília celebra Jubileu de Diamante

Paróquia Consolata Brasília
5 min readJun 26, 2024

--

Foto: Simone Avancini/Pascom Consolata

A Paróquia Nossa Senhora Consolata de Brasília está celebrando o Jubileu de Diamante — 60 anos de Evangelização na capital brasileira. Todos nós, religiosos e leigos, nos sentimos felizes e celebramos esta data com entusiasmo e dedicação, construindo a unidade da Paróquia, criada em 20 de junho de 1964 pelo Arcebispo de Brasília à época, Dom José Newton, e assumida pelos Missionários da Consolata desde o princípio. A Mãe Consolata está em nossos corações e nos inspira.

Muitos deram o seu melhor desde a criação. Entre tantos, o Padre João Marim, que foi o primeiro Pároco, o Padre Claúdio Fronza, o primeiro pároco brasileiro, o Padre Atilio Scapim, que construiu a igreja atual em 1981. Alguns aqui trabalharam até os seus últimos dias, como o Padre José Olivero e o Padre Orestes Ghibaudo. Todos, testemunhas de dedicação e de amor. Junto com eles, inúmeros leigos e leigas, entusiastas e devotos da Mãe Consolata que enfrentaram dificuldades, mas, com muita fé e esperança, deram testemunho de coragem e perseverança até os dias de hoje.

A imagem de Nossa Senhora esculpida em mand
Foto: Luciano Villalba Neto/Pascom

Para preparar e celebrar este Jubileu, o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) criou uma comissão que ficou encarregada de programar a Novena Mensal do Jubileu (todo o dia 20 de cada mês, a começar de setembro de 2023), com Celebração e Pregação próprias. Bispos e Padres da Arquidiocese se sucederam na presidência da celebração, também com testemunhos de pessoas da Comunidade, representando as diversas etapas desses 60 anos.

O CPP planejou ainda a reforma completa da Matriz, do salão de Festas e da Casa Paroquial com o objetivo de deixar a Paróquia ainda mais bonita e acolhedora a partir do Jubileu. Para angariar fundos para as reformas, o CPP criou o Livro de Ouro, que conta com a doação de mil reais de benfeitores especiais. Além do Livro de Ouro, foi realizada a rifa de um anel de ouro doado por um paroquiano, e realizadas muitas outras ações pontuais desenvolvidas pelas pastorais, movimentos e serviços da Paróquia.

Os preparativos para o Jubileu contemplaram também a tradicional Festa Junina, que, neste ano, foi realizada nos dias 14 e 15 de junho, com sucesso. Música ao vivo, bingos, pescaria para criançada, muitas barracas com comidas tradicionais como canjica, pamonha, pastéis, churrasquinho, quentão, bebidas, bolos, e a famosa Quadrilha da Consolata.

Festa Religiosa — o Jubileu

Um solene Tríduo foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho com a marcante presença do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius, e do Reitor da Basílica São Francisco de Assis, Frei Flávio Amorim.

A Festa do Jubileu foi realizada no dia 23 de junho. A comemoração iniciou-se com as missas matinais tanto na Comunidade da Divina Misericórdia (9h) como na Matriz (10h).

Foto: Simone Avancini/Pascom Consolata

À tarde, a partir das 15 horas, a Tradicional Carreata pelas Quadras da Paróquia animou a Comunidade. A Imagem da Padroeira em carro, artisticamente enfeitado, percorreu as nove Quadras da Paróquia, para a Bênção às famílias, aos doentes e idosos, e às crianças.

Foto: Simone Avancini/Pascom Consolata

Foi impressionante constatar a fé e a devoção do nosso povo para com a Mãe de Jesus Cristo. Cantos, orações, faixas alusivas à Mãe marcaram a visita.

Foto: Simone Avancini/Pascom Consolata

A Carreata terminou na frente da Matriz.

Foto: Simone Avancini/Pascom Consolata

Seguiu-se a Celebração solene da Santa Missa que, neste Jubileu, foi presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cézar Costa, Arcebispo de Brasília.

Foto: Luciano Villalba Neto/Pascom Consolata

Na Procissão de Entrada, logo atrás da Imagem da Padroeira, estava um grupo especial de homens e mulheres que representam o ontem e carregaram o andor das dificuldades e alegrias da Paróquia através da participação no Conselho Paroquial, das Pastorais e Movimentos por muitos anos. Nossa eterna gratidão a eles e elas, pela coragem, bravura e perseverança!

Foto: Luciano Villalba Neto/Pascom Consolata

A Missa Solene do Jubileu teve a participação de representantes de todas as pastorais, movimentos e serviços que atuam na Paróquia e foi encerrada com a Coroação de Nossa Senhora realizada pelas crianças da Catequese, seguida da Benção do Cardeal e do descerramento da placa comemorativa ao Jubileu pelo próprio Dom Paulo Cézar em companhia do pároco e dos vigários da Paróquia Padre Hector Elias e Padre Mário Alves.

Como ensinou nosso Mestre Jesus, a Paróquia da Consolata começou pequena, como uma Semente de Mostarda. Poucas famílias, com muita fé e coragem, foram agregando mais famílias, com mais fé e coragem nestes 60 anos de vida, gerando mais Comunidades, como a Paróquia José Allamano, na Samambaia, a Paróquia São Francisco, hoje Basílica, e, finalmente, a Comunidade da Divina Misericórdia que é parte da Paróquia e representa a Igreja em saída tão enfatizada pelo Papa Francisco e o ardor missionário de nosso Instituto.

Que a Mãe Consolata continue nos iluminando e indicando a verdadeira Consolação, Jesus Cristo!

Texto:

Padre Lírio Girardi — Pároco

Paróquia Nossa Senhora Consolata Brasília

Fotos

Simone Avancini/Pascom Consolata

Luciano Villalba Neto/Pascom Consolata​

Revisão

Equipe Pascom Consolata

Edição

Luciano Villalba Neto / ​Pascom Consolata

Coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom Consolata)

Regina Palmar

Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial

Jesualdo Conceição da Silva

--

--

Paróquia Consolata Brasília
Paróquia Consolata Brasília

No responses yet