Polícia Militar de São Paulo: 185 anos de história

O concurso da Polícia Militar de São Paulo foi autorizado, a banca já foi escolhida e você, futuro soldado da PM/SP, que não sabe como a corporação surgiu, vem conhecer essa história com a gente!

Como explicamos no post anterior sobre a história da Polícia Civil de São Paulo, com a chegada da Família Real no Brasil em 1808, Dom João VI instituiu uma comissão responsável pela captura de criminosos e investigações.

Um ano depois, o corpo intitulado de Divisão Militar da Guarda Real de Polícia precisou ser formado para garantir a segurança da nobreza e também para assegurar a ordem pública devido ao crescimento populacional na cidade do Rio de Janeiro.

As cidades do interior também começaram a enfrentar um aumento de habitantes, ocasionando na formação de corpos policiais nas províncias. Mas foi apenas em 15 de dezembro de 1831 que a Polícia Militar teve início, a partir da criação do Corpo de Guarda Municipal Permanente, composto de 100 homens a pé e 30 a cavalo.

Nesta época São Paulo ainda era considerada uma província e então a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

Em 1891, com a promulgação da Constituição republicana, os estados (antigas províncias) passaram a ter mais autonomia e puderam organizar melhor seus efetivos, criando diversas designações, como Batalhão de Polícia, Brigada Militar e Regimento de Segurança.

Com a Constituição de 1946, a denominação “Polícia Militar” foi padronizada e as unidades federadas começaram a adotar essa nomenclatura.

Para auxiliar a Força Pública, a Guarda-Civil de São Paulo foi criada em 1926, mas sem o caráter militar. Somente em 1970, após a unificação da Força Pública com a Guarda Civil, a polícia paulista recebeu o nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Polícia Militar abre 2.200 vagas

No dia 25 de julho, o governador Geraldo Alckmin autorizou o concurso da PM/SP e essa é a chance de você agarrar esta oportunidade. O cargo de soldado exige o nível médio e oferece remuneração de R$ 2.992,27.

Quem quer passar no concurso da PM, passa na Central.

)

Central de Concursos

Written by

A Central de Concursos é uma escola especializada em cursos direcionados à carreira pública, e que conta com experiência de 29 anos no mercado.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade