ImoUza vol.1

Patotilhas do Vini
4 min readDec 4, 2022

--

(J-Novel Club, Volume 1 de 10 [Em andamento], publicado em 2019, traduzido para o inglês em 2021 por Alexandra Owen-Burns)

Hoje (Nota: Textão escrito em Janeiro de 2022) eu li “My Friend’s Little Sister Has it in for me!”, volume 1.
LN de mikawaghost e ilustrações de tomari, publicado pela J-Novel Club.

Mais uma RomCom adolescente, parte do grande boom de romcoms que está sucedendo os isekais no mercado editorial. Esse título é de 2019 aliás, começo do boom.

É uma Light Novel bastante… “Light Novelesca”, no sentido de que usa muito esteriótipo, brinca com a cultura otaku, faz referências a coisas populares, etc. Em especial, o que me faz pensar isso é que é um livro MUITO típico do estilo LN de se escrever. Sabe, questão de ficar falando de peito e bunda, de “desejos de um jovem saudável”, esse tipo de comentário que fica até um pouco fora de lugar e que faz o protagonista parecer mais tarado do que realmente é? Então, coisa típica de LN (principalmente romcoms) que afasta muita gente do gênero? Pois é. Exatamente isso.
Se isso não te perturba, porém, acho que é o único ponto negativo da obra, então o resto é só elogio.

É um livro bem humorístico, mas é um humor pós-internet. Ele usa MUITO de memes, jargões online e o tipo de humor que vc encontra em tweets ou em greentext. Acho que chamar de “greentext” é uma ótima comparação, pois tem a mesma vibe o tempo inteiro.

E esses “memes” não ficam parecendo forçados ou esquisitos pois eles se encaixam muito bem no contexto. É o tipo de situação onde esse tipo de linguagem seria utilizado mesmo. Faz com que as conversas e interações fiquem muito mais “realistas” por conta disso.

Não sendo surpresa pra ninguém, o ponto alto de uma LN romcom são os personagens carismáticos e a boa química entre eles. Eu gostei de todo mundo, e bastante. Tudo fica 100x melhor por conta do livro ser narrado em primeira pessoa, pela perspectiva do Aki.

O Aki é o protagonista da história E DO LIVRO justamente por ele ser quem é: Ele é uma paródia que faz paródia de si mesmo, e ele é muito bem escrito.

Ele ser bem escrito faz com que mesmo sendo algo super comum e quase clichê a esse ponto, ele seja divertido de qualquer modo. Aliás, ele ser um esteriótipo clichê de uma paródia só faz o poder de paródia dele ficar ainda mais forte. Galaxy Brain shit.

Dos outros personagens, eu gostei de todos, ahh, não dá pra falar individualmente de cada um porque ficaria muito longo. Mas a Iroha é uma ótima garota e a Mashiro também é uma fofa.

Todo o meta-comentário sobre “tsunderes” e sobre esse “teasing” que tem sido popular recentemente (takagi, naragoto, uzaki, etc) é perfeito pra decorar o bolo que é justamente o fato de que ambas Iroha e Mashiro estão justamente abusando do Aki. É MAIS UM exemplo de como o autor consegue muito bem fazer meta-paródias, parodiando a coisa e sendo ela não-ironicamente ao mesmo tempo. O Aki sendo super direto ao cortar o barato das provocações e abusos da Iroha dá um tipo diferente de humor comparado ao que ele está parodiando.

A história foi ok. “O plot” nunca é o foco de uma romcom né, mas ele ainda precisa existir como alicerce para as personagens existirem. Aqui entram ainda mais referências e esteriótipos sendo usados ironicamente, e todos me fizeram dar risada.

A segunda metade do livro, quando ele começou a dar um foco maior nessa história, falando com o passado e presente da Mashiro, me fez simpatizar ainda mais com todos os envolvidos. Eles são todos garotos (e garotas, e uma adulta) bons e merecem ser felizes.

Por fim, acho que agrega ainda mais à graça quando você para pra ver que a história e personagens são muito descaradamente baseados em Oregairu e Saekano. Temos uma “kouhai Iroha” que é loira e gosta de provocar o “senpai” dela… Eles estão envolvidos em criar um jogo e cada pessoa é especialista em uma coisa… O jeito como o Aki pensa e passa os pensamentos pro leitor… É engraçado.

“Aquele salgado ali é do quê?”

Gostei bastante do livro e ri MUITO, muito mesmo. Vou pegar o vol.2 quando tiver em promoção. (Nota: Eu peguei o volume 2 quando estava em promoção)

--

--

Patotilhas do Vini

Blogueirinho de buteco. Escrevo seriamente pra Torre de Vigilância, sobre animês e cultura japonesa no geral. Aqui, são as coisas que o RH não liberou pra lá.