Living Offices| S04E10 | Basecone

Patrícia Faria
Living Offices
Published in
8 min readMar 16, 2020

Porto, Portugal [Go to EN Version]

Fotos de André Henriques | www.ahphoto.pt/

Office File

Empresa: Basecone
Localização: Porto, Portugal
Área Total: 400m2
Ano: 2020
Capacidade: 60 pessoas
Indústria: Software de Contabilidade
Office Design:
LemonWorks

A Basecone é uma empresa de tecnologia especializada em Software de Contabilidade. Detida pelo grupo Wolters Kluwer, a organização tem como o lema “Devolvemos tempo ao contabilista — We give back time to the accountant”, e procura automatizar os processos burocráticos que os contabilistas enfrentam todos os dias, facilitando o seu trabalho.

O escritório do Porto foi pensado com um propósito semelhante “Devolver tempo às equipas de desenvolvimento de software — We give back time to our developers”.

Vídeo por UDREAM

Cultura Flexível

A Basecone tem um horário flexível e valoriza o equlibrio entre vida profissional e pessoal. O tempo investido no trabalho é tão importante como o tempo que cada um tem para estar com a família e amigos!

A localização do escritório, no centro da cidade e com bons acessos à rede de transportes públicos, é ideal para os colaboradores que podem optar por vir de metro, bicicleta ou automóvel. À hora de almoço ou ao fim do dia, as equipas têm oportunidade de ir até um restaurante, bar ou café para conviver e partilhar momentos mais informais.

A flexibilidade estende-se aos horários de trabalho e às dinâmicas de trabalho das equipas. No último ano, a Basecone iniciou um processo de remodelação dos seus escritórios. Atendendo ao crescimento contínuo das equipas e aos novos desafios que têm vindo a surgir no mundo do trabalho — o trabalho remoto ou a distribuição de colaboradores em diferentes localizações, são apenas dois exemplos — o objectivo desta transformação foi tornar o escritório mais acolhedor, divertido e confortável.

O trabalho remoto é uma prática corrente na Basecone contudo, com a remodelação do escritório, as equipas têm procurado cada vez mais trabalhar no escritório em contacto directo com os colegas. O investimento em postos de trabalho confortáveis e em espaços de reunião com boas condições de acústica foram uma excelente forma de fortalecer o trabalho em equipa e a comunicação entre colaboradores.

Com o crescimento constante das equipas, o maior desafio da Basecone é garantir que todos têm espaço para trabalhar no escritório. Além das áreas de trabalho, todos os espaços foram pensados para otimizar a capacidade do escritório.

Ao longo do dia, as pessoas podem escolher trabalhar nas secretárias, salas de reunião, espaços lounge, biblioteca ou mesmo na copa.

Espaços de Reunião

O escritório da Basecone divide-se em três salas autónomas. Cada sala tem uma área de trabalho, onde são recebidas as equipas, um espaço complementar — copa ou sala de reunião — e espaço lounge onde podem ser feitas reuniões rápidas ou chamadas telefónicas.

Ao todo existem quatro salas de reunião em todo o escritório e cada sala tem o nome de uma cidade onde o Grupo Wolters Kluwer está presente. As salas Londres e Amesterdão, com capacidade para 6 a 8 pessoas, são utilizadas para reuniões do dia a dia entre equipas e clientes.

Para facilitar o contacto entre diferentes localizações, todas as salas estão equipadas com equipamentos de videoconferência. O pavimento foi revestido a alcatifa, para melhorar o desempenho acústico das salas, e as paredes têm vinil whitewall para fazer anotações e esquemas rápidos durante as reuniões.

A sala Bruxelas, também com capacidade para 6 a 8 pessoas, é utilizada para standing meetings. Reuniões mais ágeis, com uma mesa alta, em que o objectivo será perceber os próximos passos de um projecto e planear estratégias de trabalho.

A decoração das salas foi feita através de murais decorativos que relembram os ícones arquitectónicos de cada cidade.

Quando há necessidade de reunir grupos maiores é usada a sala Porto. Como este tipo de reuniões não são frequentes esta sala foi pensado com um duplo propósito. Pode ser utilizada para reunir grupos de 10 a 15 pessoas ou como sala de videojogos.

A Basecone acolhe vários fãs de videojogos e, por esse motivo, fez sentido criar dois espaços de jogos: este e o lounge da copa. Assim, após o almoço as equipas podem distribuir-se pelos dois espaços e jogar os seus jogos favorítos.

Lounge

Junto às áreas de trabalho existem espaços lounge que podem ser usados em qualquer momento do dia. Há espaços para todos os gostos: espaços de jogos com sofás confortáveis, mesas redondas para actividades de grupo, jardins interiores com poltronas individuais e uma biblioteca.

Como é descrito num dos murais decorativos, todos precisamos de momentos para focar, relaxar e recomeçar!

A biblioteca é um dos espaços mais especiais para os colaboradores. Foi uma zona criada em conjunto com todas as pessoas, os livros que vão sendo acrescentados à estante são pelas equipas.

Copa

O espaço da copa foi o que sofreu mais alterações com a remodelação de escritório. Pensado para funcionar com espaço multifuncional, a copa divide-se entre a área de preparação de alimentos, a área de refeição e o lounge.

Há sempre uma variedade de snacks disponíveis. Entre pão fresco, fruta, água, café, leite e cereais, não falta nada para um pequeno almoço perfeito!

Os meetup’s são muito importantes para a Basecone, seja para partilhar conhecimento ou apresentar novas ideias, a organização investe neste tipo de eventos e abre as suas portas à comunidade externa. Para receber os convidados, não faltam puff’s e sofás que podem ser levados para qualquer parte da copa.

Plantas do escritório

Plantas das três salas do escritório

Sons do escritório

“Neste escritório temos um bom compromisso entre um open space e um espaço de trabalho mais íntimo. As áreas de trabalho não tem muitas pessoas, conseguimos criar um ambiente descontraído em que todos se sentem à vontade para falar com as pessoas em redor sem que isso perturbe as outras equipas.”
Mauro Martins

“O meu dia a dia é programar e para mim é muito importante trabalhar no escritório. O nosso espaço foi pensado para nós, dá gosto vir para cá. Tudo está cuidado e sinto-me tão confortável como se estivesse em casa, com a vantagem de estar com os meus colegas e poder partilhar as minhas piadas!”
João Rangel

--

--