(re) Ler.

Patricia Hoça
Feb 24, 2017 · 2 min read

Quem gosta de ler sabe que existe um hábito, ritual, “coisa” (ou qualquer nome que você queira dar) libertador, renovador e bastante útil, que deveria ser feito com mais frequência.

A releitura.

Releitura: sf (re+leitura) 1. Ato de reler. 2 Segunda leitura.

Essa é uma definição. Outra, pessoal e sentimentalista, é dizer que o ato de reler é um prazer, inspiração e respiração de uma história renascendo em si mesma e naquele que a procura.

Eu, por exemplo, adoro fazer isso. Certa vez, encontrei por acaso o livro “O Velho e o Mar”, que li pela primeira vez há muitos anos (e recomendo fortemente). Naquele momento, pensei “por que não dar outra bisbilhotada nessa história?” Ruim não seria, então foi o que fiz. E que bom que fiz.

O livro ganhou uma nova perspectiva. Entendi referências e situações que, antes, ou passaram despercebidas ou tinham uma compreensão totalmente diferente. Percebi como a importância do livro mudou de leitora para leitora — embora a pessoa em frente às páginas fosse, em essência, a mesma. Relembrei não só aqueles trechos que haviam fugido da memória, mas também o porquê de Ernest Hemingway (o autor) ser um dos meus escritores prediletos, com sua maneira de narrar, sua intensidade e seus diálogos inteligentes.

Esse é só um exemplo, uma obra que merece ser lida não só porque Hemingway é um clássico e sabe contar, de um jeito incrível, a luta e experiência de um velho pescador contra a natureza, contra si próprio e a favor daquilo que representa. Mas, se quiser partir para a releitura, não precisa ser a coletânea do escritor norte-americano, os textos de Verne ou a biografia de Virgínia Woolf. Pegue um livro qualquer na estante, seja o seu favorito ou aquele presente de natal que não fez sentido nenhum aos quinze anos de idade.

Vivencie as páginas outra vez. Releia. Pense. O que mudou na história — ou, melhor, no leitor? Que personagens, diálogos e sentimentos surgirão depois de meses, anos ou décadas longe daquelas palavras? A releitura é um favor pessoal, uma forma de estimular sua própria memória e renovar olhares, conhecimentos e experiências com cada livro, filme, música e sonho que a mente humana é capaz de reviver. Conheça o novo, mas sempre abra o coração para entender melhor tudo o que já vivenciou. Talvez o hábito da releitura traga novas inspirações, novas vontades, transformações — e instigue, até, uma releitura em você.

Patricia Hoça

Written by

Storyteller and crazy dog lady.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade