#8 Cuidado: Toneladas de pressão!

Uma pequena experimenta: Estenda sua mão para frente — sabia que o peso do ar sob sua mão é de aproximadamente 100 quilos! Você vive de baixo de uma oceana de ar centenas de quilômetros de altura. Mas, você não o percebe porque a pressão vem de todos os lados da sua mão…e mais, você já acostumou com esta pressão.

Neste momento, estamos sob ‘toneladas de pressão’ para adotar os padrões do Sistema deste mundo perdido, valores que João chama “a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens” (I João 2. 15–17). E, pior, não o percebemos mais porque vem do todos os lados, e já nos adaptamos a ele.

Paulo, consciente desta pressão perigosa e não percebida, nos adverte: “Não se amoldem ao padrão deste mundo”(Rom.12.2 NVI). Não está falando aqui sobre usos e costumes, mas, a nossa maneira de encarar a vida. Por isso, a solução não é regras, mas, a “renovação da nossa mente”. A palavra ‘mente’ (em grego nous) neste versículo não se refere apenas ao nosso aspecto racional, mas, aos nossos “conselhos e propósitos”, aquilo que nos motiva (Vine).

O perigo de ceder ao padrão do Sistema é real: Se não renovarmos constantemente nossos propósitos de vida, acabaremos sendo amoldados pelas imperceptíveis ‘toneladas de pressão’ da atmosfera poluída por valores passageiros e enganosos.

E, isso pode acontecer aos poucos…cuidado com esta pressão!

Um grande abraço,

Patrick

(Estas meditações são baseadas no meu livro “Nove Provas de Autenticidade Crista, da Editora Betânia, www.editorabetania.com.br )

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.