#9 The Mall of America (ou, o Mal da América)

Não muito distante da minha igreja em Minnesota existe outro templo bem maior, um ‘templo de consumo’, conhecido como o Mall of America, o maior shopping da America do norte, onde os ‘fieis’ podem curtir 520 lojas, 50 restaurantes, bem como cinemas e um parque de diversões. Próximo ao aeroporto internacional, o ‘templo’ recebe 40 milhões de ‘adoradores’ anualmente e a expansão do seu ‘ministério’ continua. (O Mal da América?)

O fato é, o desejo de adquirir coisas é insaciável, tanto para norte americanos quanto para brasileiros. A Bíblia chama esta insaciabilidade de avareza. A palavra em grego é pleonexia, traduzida literalmente, “ter mais”, o desejo de sempre ter mais. Alguns dicionários médicos incluem o termo pleonexia na sua lista das patologias, mas, até pessoas normais (como a gente!) tem a mesma tendência de sempre querer mais: mais dinheiro, mais conforto, mais roupa, mais brinquedos…a lista é interminável.

Podemos até brincar sobre isso, mas, é sério. Paulo diz que avareza é idolatria (Col. 3.5), ou nas palavras de Jesus, é servir Mamom (Mat.6.24). O mal do consumismo pode nos levar — aos poucos — a perder nosso amor por Deus.

Vai passear no shopping com sua família, sim; mas, não esqueça da pleonexia.

Você está entrando no templo de outro deus!

Um grande abraço,

Patrick

(Estas meditações são baseadas no meu livro “Nove Provas de Autenticidade Crista, da Editora Betânia, www.editorabetania.com.br)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.