Criando um CRUD completo com NodeJS, Express e MongoDB — Parte 1/3

Patrick Isidoro
BaixadaNerd
Published in
4 min readJun 3, 2018
Oi, eu sou o Goku! Não pera.. (Sempre quis dizer isso.. kkkk’)

Olá, dessa vez lhes trago um CRUD feito em Node. Se você não conhece NodeJS então vou fazer uma breve apresentação.

NodeJS ou simplesmente Node, é um interpretador de Javascript open source e roda em todos sistemas operacionais. Ele é focado em migrar o Javascript do client-side para o server-side. Seu objetivo é ajudar programadores na criação de aplicações de alta escalabilidade, com códigos capazes de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas, numa única máquina física. O Node.js é baseado no interpretador V8 JavaScript Engine (interpretador de JavaScript open source implementado pelo Google em C++ e utilizado pelo Chrome). Foi criado por Ryan Dahl em 2009, e seu desenvolvimento é mantido pela fundação Node.js em parceria com a Linux Foundation.

O conteúdo acima foi extraído do Wikipédia, e é um overview sobre a linguagem.

Seguindo com o nosso conteúdo, iremos utilizar também o framework Express e o banco de dados NoSQL: MongoDB.

Express: É um framework para construção de aplicações web para Node.js. Ele simplifica o processo de criação do servidor que já está disponível no Node.

MongoDB: Será o nosso banco de dados, onde iremos armazenar os valores da nossa aplicação.

CRUD: É um acrônimo para Create, Read, Update and Delete. É um conjunto de operações que temos para executar nos servidores (POST, GET, PUT e DELETE, respectivamente). Isto é o que cada operação faz:

Criar (POST) - Insere um valor no nosso BD
Ler (GET) - Seleciona um ou mais valores para exibir
Atualizar (PUT) - Altera um valor em nosso BD
Excluir (DELETE) - Remover um valor

Para criarmos nossa aplicação, em primeiro lugar precisamos instalar a ferramenta.

Para a instalação, você pode seguir esse tutorial.

Bora colocar a mão na massa..

Vamos iniciar nosso projeto, para tal, vamos abrir nosso terminal e criar uma pasta onde alocaremos nossos arquivos, depois entramos na pasta e via CLI abrimos o nosso editor de texto (escolha o seu favorito):

Criando a pasta do projeto

Voltando ao terminal, vamos rodar o comando npm init. Esse comando cria o package.json, arquivo que irá nos ajudar a gerenciar as dependências que instalaremos mais tarde nesse tutorial.

$ npm init 

Agora iremos criar nosso arquivo principal, server.js e dentro dele escrevemos o seguinte código:

Criando o arquivo server.js
Código para mostrar informações no console

Você deverá ver a informação abaixo no seu terminal:

Muito bem, vamos seguir e aprender a usar o Express.

Usando Express

Nós devemos instalar o Express antes de poder usá-lo em nosso app. Instalar o Express é bem simples, tudo que precisamos é rodar um código via CLI usando o gerenciador de pacotes NPM. Rode o código abaixo npm install express --save :

$ npm install express --save

Feito isso você verá que o npm salvou o Express como uma dependência no package.json.

Express salvo como dependência em package.json

Agora vamos usar o express no nosso arquivo server.js. Para isso vamos excluir o console.log() que tinhamos e colocar o código abaixo:

Precisamos fazer com que nosso servidor e o navegador possam se comunicar. Podemos fazer isso com a ajuda do método listen fornecido pelo Express:

Método para iniciar a comunicação com o servidor

Rodando no terminal o comando node server.js, vamos acessar o caminho localhost:3000 em nosso navegador. Você verá a mensagem a seguir:

Nosso navegador e servidor já estão se comunicando

Isso é um bom sinal. Isso significa que agora podemos nos comunicar com nosso servidor Express através do navegador. Na próxima etapa, irei explicar sobre os métodos GET e POST, também vamos conhecer o nodemon, e mais adiante a configuração do nosso banco de dados e os códigos para efetuarmos as operações do CRUD.

Acompanhe este tutorial, tentarei deixar o mais explicativo possível para auxiliar nos seus estudos. Se quiser deixar um comentário que possa acrescentar ao artigo, fique a vontade e não esqueça de compartilhar com seus amigos e deixe aquelas palminhas pra me incentivar.. rs’

Clique aqui para ir para a parte 2!

--

--

Patrick Isidoro
BaixadaNerd

Um pequeno gafanhoto, aprendiz padawan, amante da tecnologia e entusiasta de ethical hacking, buscando conhecimento e a procura de uma boa xícara de café..