Comes e bebes: o que servir em um jantar para convidados

Patrimar Construtora
5 min readFeb 13, 2019

--

Você é uma daquelas pessoas que adoram receber amigos e família em casa? Reunir todos à mesa, saborear bons pratos e bebidas excelentes. Um evento desses é uma oportunidade de curtir momentos inesquecíveis ao lado de quem amamos. Mas, quando chega a hora de planejar o jantar, surge a dúvida: o que servir?

Além de encontrar algo que agrade e encante a todos, você pode desejar escolher algo fácil, especialmente em ocasiões com muitas pessoas. Pensando em ajudar você nessa tarefa, criamos um guia com dicas de comidas e bebidas que vão surpreender seus amigos e familiares!

O que decidir antes de criar o cardápio

O primeiro passo é decidir qual clima e qual estilo você deseja para o jantar. Pense na decoração e já faça uma lista. O ideal é que a comida combine com o ambiente.

Em seguida, cheque as restrições alimentares de todos os convidados. Você deve ter opções para veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose, etc., caso haja. Além disso, procure escolher um cardápio que conte com ingredientes da época, que são mais frescos e contêm menos agrotóxicos.

Se puder, inclua pratos que possam ser feitos no dia anterior, caso seja você a pessoa responsável por preparar tudo. Existem opções que podem ser pré-preparadas e só precisam de retoques finais no dia do jantar.

Elementos do cardápio

Fique à vontade para modificar estes itens, mas, normalmente, um jantar para convidados conta com:

  • Petiscos: deixar uma mesa posta com petiscos é uma boa ideia a fim de não deixar ninguém com fome. Você pode escolher entre várias opções de “finger food”, ou comida que se come com a mão. Por exemplo: bruschetta, castanhas, chips de provolone.
Bruschetta — reprodução da internet
  • Entradas: uma refeição completa tem uma entrada, ou seja, um prato mais leve, que vem antes do principal. Saladas e sopas são boas pedidas.
  • Prato principal: aqui a imaginação pode correr solta. Escolha entre massas, carnes, risotos, ou seja, o que você acreditar que combina com o clima do jantar, e todos vão apreciar.
  • Sobremesa: não podia faltar um prato doce no final, não é mesmo? É hora de fechar com chave de ouro seu jantar. Escolha algo leve, que seja fácil de fazer e servir. O clássico pudim, uma mousse ou um bolo.

Essa é a estrutura mais comum. Mas você pode variar, oferecer apenas um prato principal mais robusto, por exemplo.

Até agora, você viu algumas dicas de comidas para seu jantar. E as bebidas? Isso vai muito do estilo de cada pessoa. Aqui também vale checar as preferências de todos a fim de oferecer opções que agradem a cada um.

Mas o mais importante é combinar comes e bebes. Veja, a seguir, algumas ideias de combinações que vão trazer brilho ao seu jantar para convidados.

Combinações de comidas e bebidas

Combinar comida e bebida da forma certa desperta novos gostos e experiências. Se quiser servir um drink, essa combinação deve ser ainda mais bem pensada. Você deve optar por pratos que aperfeiçoem o sabor da bebida e vice-versa.

Uma mousse de chocolate com um conhaque de chocolate, por exemplo, não é boa opção. Já essa mesma mousse com uma bebida mais cítrica reforça o contraste, deixando os sabores transparecerem. Você não quer uma bebida que adicione mais gosto à comida, mas a complemente.

Veja algumas dicas de combinação:

Margarita — reprodução da internet

Margaritas e guacamole

Que tal um jantar com toque mexicano? O sabor apimentado do guacamole, que é um prato fácil de fazer para uma ocasião mais informal, se transforma em uma experiência gastronômica quando combinado ao tom cítrico do drink.

Confira uma receita de margarita e aqui uma de guacamole.

Queijos e vinhos — reprodução da internet

Vinhos e queijos

Essa combinação é um clássico há décadas, mas nem todos conseguem acertar sem entender muito bem como funciona. A variedade de opções pode deixar um leigo confuso. Comece com essas dicas básicas: queijos frescos e curados, como ricota, queijo minas e mascarpone, vão bem com vinhos brancos e leves, como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Já os queijos moles, como brie e camembert, ficam bem com espumantes como Prosecco e até com os nacionais.

Conhaque — reprodução da internet

Conhaque e frutos do mar

Se o que você deseja é um jantar exótico, que tal servir um prato de frutos do mar com conhaque ou brandy? A bebida reforça o sabor apimentado e salgado de salmão, ostras, ceviche clássico ou lagosta, por exemplo. Se você servi-lo com um coquetel com notas cítricas à base de conhaque, melhor ainda.

Conheça uma receita de moqueca de lagosta e um drink (Sidecar) de conhaque.

Cerveja — reprodução da internet

Cervejas

Para quem é da turma da cerveja artesanal, combinações não faltam. Alguns exemplos: lagers claras vão bem com comidas apimentadas, amber ales combinam com frituras e defumados, lagers escuras com pizza e ensopados de carne. Para servir uma sobremesa de chocolate, combine com as stouts. Sugerimos, ainda, a bela combinação de india pale ales (IPAs) com curry para um jantar simples, mas cheio de sabor.

Confira uma receita de frango ao curry.

E aí, gostou das nossas dicas de jantar para convidados? Qual seria a sua combinação favorita para encantar amigos e família? Não deixe de comentar a sua ideia!

Se você tem dúvidas sobre quais copos vão bem com quais bebidas, confira este guia!

--

--

Patrimar Construtora

Há mais de 50 anos no mercado. Uma das construtoras mais sólidas, modernas e eficientes do país.