O jeito mais eficiente de preparar uma apresentação em duas horas

Às vezes, o tempo que você tem para se preparar para uma reunião urgente é inversamente proporcional à sua importância. Eduardo Adas, especialista em storytelling e sócio da Soap — empresa que elabora as mais criativas apresentações para clientes como Telefônica, Pão de Açúcar, Bradesco, Sony –, ensina a preparar a sua a toque de caixa.

Comece pelo argumento: separe 60% do tempo para escrever (pode ser com papel e caneta) e definir como começar e como terminar. “O PowerPoint só entra no final, quando você já tem o raciocínio completo.” A partir daí, “os passos são ridículos”. No PowerPoint, jogue o roteiro definido no modo de exibição Tópicos, com os slides pequeninos, para definir quais serão as cenas ilustradas. Use fontes com tamanho máximo — a informação precisa saltar da tela. Se possível, treine não apenas a apresentação, mas possíveis situações da reunião. E, na hora, não se limite a ler o que está escrito na tela: “Pega mal”. Assuma um tom de conversa, em que os tópicos são apenas o guia.
Quanto à forma da apresentação, leve em conta quatro alertas de Richard E. Mayer, professor de psicologia cognitiva da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara (UCSB):
Revista Negocios

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Antonio Garcia’s story.