HORMÔNIOS e EXERCÍCIOS

E lá vamos nós descobrindo mais curiosidades sobre o corpo humano. Os nossos hormônios são uma das ferramentas fundamentais para muita coisa (equilíbrio mental, saúde corporal, humor, peso…etc…). Acontece que essa avalanche de substâncias quando observa que seu "habitat natural" está numa velocidade, um tanto quanto, acelerada, toma decisões que em outras situações ele não faria.
Estamos falando aqui de uma pessoa que está usando VO2max de moderado a forte. Quais os hormônios que são ativados e como te ajudam a se manter vivo, com disposição, qual o recado que manda e como terminar com saúde?
Qual a chave de disparo? Primeiro a contração muscular que, para acontecer, precisa liberar muito cálcio no sangue e em paralelo, a redução da glicose sanguínea. Esse é seu botão ON/OFF e só precisa de 10 min de exercício para ela disparar o sensor.
FOTO: autor desconhecido
Uma vez que a glicose baixou, seu cérebro emite vários pensamentos e mensagens ao seu corpo (leia como se ele tivesse falando):

- Ow HORMÔNIO DO CRESCIMENTO… faz o favor de agir lá no fígado, nos músculos e no tecido adiposo e produz glicose que eu tô sem nada e eu sou dependente de açucar. Então no músculo ele quebra proteínas, no fígado faz glicogenólise e bloqueia a entrada de açucar no tecido adiposo

- Humm, cérebro pensa, esse hormônio sozinho não está resolvendo meu problema porque bloqueou a entrada de glicose no tecido..

- Ow glândula adrenal, libera o CORTISOL, por favor, e produz açucar no tecido pq senão eu vou cansar e o dono dessa máquina aqui tem planos de não parar por muito tempo. Então, o CORTISOL vai lá e queima gordura e potencializa os efeitos de glicogenólise no fígado e proteínas no tecido.

- Pra toda essa ENGENHOCA, eu vou precisar ativar os HORMÔNIOS DA TIREÓIDE… avante e sempre, queridos!!! SEGUREM o metabolismo dessa máquina.

- E esse músculo que não para de contrair? Vou precisar de reserva de cálcio pra isso… PARATORMÔNIO, por favor!!! Pega calcio do osso e joga no sangue!!

- Mas e vou deixar o osso fraco? Não POSSO!!

- RIM, por favor, pega esse solzinho que o cara tá pegando na pele, transforma VITAMINA D e pega Cálcio do sistema gástrico e joga no osso, compensa ai pq tô precisando..

- Nossa gente, acabou a água!!

- RIM, bloqueia a saída de água por favor. Aumenta o HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO, produz RENINA que vai lá no fígado produzir outra enzima (Angiotensina I em II) e vai aumentar a frequência cardíaca e a pressão pra ver se chega sangue nas pernas e na cabeça pq tá difícil…

- SEDE… isso, sede!! Amiguin, sinta muita sede e entenda meu recado…PRECISO DE ÁGUAAAA!!! (POWERS, 7 ed.)

Então vc bebe água, aumenta o volume, mantém sua glicose com ajuda de suplementos, queima gordura, aumenta vitamina D, repõe cálcio extra no osso, termina uma corrida longa dentro do seu VO2max (q vc já fez o teste e sabe qual seu limite), não queima muito massa magra e termina a corrida com saúde de LEÃO!!!
Resolveu desobedecer seu corpo? Paciência… ele vai deixar você TODO "moído" só pra lembrar que ele "sabe onde o sapato aperta" e quem sabe, com o tempo, te dê lesões de presente!!
Respeite seus limites e consulte profissionais. Você consegue enfrentar grandes desafios sem adoecer… basta se cuidar!!!