A melhor faculdade é a internet

Um breve conselho aos desenvolvedores

Quem sou eu pra dar conselho pra alguém, não é mesmo? Mas dessa vez eu venho falar o que muita gente já sabe: procurar na internet é a melhor maneira de aprender a programar e ponto final. Demorei uns tempos pra me transferir pra Ciência da Computação, com quase 2 semanas de aula eu já posso dizer com propriedade que o Google/Youtube/fóruns continuam sendo os meus melhores amigos e eu explico o motivo.

Na faculdade você vai aprender o passo a passo, eu pelo menos vou descobrir como funciona cada coisinha em CC, mas o meu maior foco é a programação e isso é o que a faculdade não vai te ensinar tão bem assim. Não entendam mal, as aulas são ótimas, aprendi muita coisa nova, mas o método pra se aprender a codar é codando fora da faculdade. Professores podem muito bem passar vícios deles pros alunos, fora que é extremamente robótico a forma que ensinam alguma linguagem.

No meu primeiro semestre tenho uma matéria chamada Tecnologia Web, nela eu aprendo HTML5, CSS3, Javascript, por aí vai, tudo aquilo que um front end precisa pra ser um front end vai ser estudado nessas aulas. É tudo extremamente bem explicado, inclusive a parte histórica do negócio que muitas vezes nós não vamos atrás. Mas se o foco do aluno é programar, se tornar um ninja seja no front, no back, em Python, Java, Ruby, o negócio é estudar em casa e usar a faculdade como um ótimo complemento.

Você não precisa ir atrás de quem criou, quem inventou, abre um tutorial daquilo que te interessa e começa a fazer, simples assim. Programar é igual qualquer outra tarefa que exige treino, praticar é essencial, e a prática pode levar a perfeição. As aulas vão te dar um empurrãozinho, talvez pra atiçar a curiosidade, talvez pra complementar aquilo que você já sabe. Programador bom é programador criado na frente do computador em casa, movido a curiosidade, vontade de aprender, descobrindo tudo no famoso Google.

Enfim, não façam da faculdade uma prioridade, procurem ficar sempre dois passos além do que tá sendo ensinado em classe. Revirem o StackOverflow, vejam vídeos, leiam artigos, mas aprendam por conta e mantenham a paixão e o mais importante de tudo, a curiosidade.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.