Criando portfolio sem nunca ter trabalhado com programação ou design

Paula Diniz
3 min readNov 3, 2017

--

Imagem retirada do Pinterest

Vaga boa, vou tentar! Tá na hora de começar a procurar emprego na área, por que não?

Boa tarde, recebemos seu CV e nos interessamos, teria como enviar o link do portfolio ou algum trabalho já realizado?

Você ao ler que precisa enviar portifa

A parte mais chata na hora de entrar no mercado de trabalho é essa, você nunca trabalhou na área, não tem trabalhos feitos, nem freela, nada! Tudo que você tem é conhecimento, coisas que você aprendeu durante meses ou anos de estudo, mas a empresa quer ver coisas prontas, eles querem saber o seu potencial e pra isso eles precisam mesmo ver o que você já fez.

Programadores e designers são profissionais que precisam mostrar portflio, ainda mais se você é front end! Então eu preparei umas dicas simples, porém eficazes, pra você, futuro profissional de sucesso, ter pelo menos uma luz de como ter conteúdo no seu portfolio sem nunca ter trabalhado antes.

Conta no GitHub

Programadores precisam programar, e a cada dia que passa, mais pessoas querem ver o quão bom seu código é. Fora que uma conta no GitHub pode muito bem mostrar que você sabe o que anda acontecendo e que ainda contribui pra comunidade open source. Coloquem o link do Github em algum canto do CV, a pessoa que vai te contratar com certeza vai dar uma olhada.

CodePen

O CodePen é o playground dos desenvolvedores front end, segundo o próprio site. A parte divertida é que o editor deles é ótimo e tem live preview, o foco das pessoas ali é ser criativo e deixar o código a mostra pra todo mundo ver como foi feito. Diria que é um ótimo jeito de mostrar o quão criativo e bom com animações usando CSS, SVG e Javascript você é.

Crie sites de empresas que não existem

Essa dica maravilhosa serve pra designers e programadores, não vou falar pra vocês esperarem um freela cair do céu porque sabemos que não é tão simples assim, então invente uma empresa, crie o site (ou cartões, peças publicitárias, se você for designer), e coloque no seu portfolio! Só não esquece de deixar bem claro que aquela é uma “empresa fantasia”, feita só pra mostrar o seu conhecimento. A grande vantagem de fazer isso é que você tem total liberdade pra criar o que quiser, se desafiar e colocar coisas incríveis no ar! :)

Onde colocar os trabalhos

A verdade é que eu recomendo um site pessoal, tanto pro designer quanto pro front end, existem diversas opções acessíveis para hospedagem. Mas caso você não queira gastar, pra quem é designer existem várias opções, tenho meus favoritos e eles são o CarbonMade, Behance e Cargo Collective, clássicos e bons. Pra quem é desenvolvedor, o GitHub permite que você hospede seu site lá mesmo e você pode aprender a fazer isso aqui.

As dicas são básicas, mas o caminho é esse! ❤

--

--