Métricas tão (ou mais) importantes que os likes do Instagram

Paula Martins
Jul 17 · 3 min read

O terror de muitos influencers acabou de ser confirmado: o fim dos likes nas publicações no Instagram. Hoje, 17, iniciaram-se os testes aqui no Brasil e os posts já aparecem sem curtidas!

Como os produtores de conteúdo poderão exibir os seus resultados, então? É importante ressaltar que essas métricas ainda estarão disponíveis para o administrador do perfil, ou seja: ainda será possível conferir o número de curtidas nos posts, porém de forma privada.

De toda forma, é sempre importante lembrarmos de outras métricas que são tão (ou mais) importantes que as curtidas. Separei as que considero mais relevantes abaixo. Confira!

3 métricas para acompanhar no Instagram

A verdade é que faz algum tempo que as curtidas em publicações e número de seguidores não são as métricas mais confiáveis do mundo para mensurar relevância e resultados, em função das ferramentas de compra de seguidores e automatização de interações. Inclusive, no universo do marketing digital, elas são apelidadas de Métricas da Vaidade.

A dica, então, é acompanhar…

1) o número de conversas iniciadas: pessoas que iniciam conversas no seu perfil, seja por comentário, seja por direct. Mas fique atento: não confunda conversas com comentários ou mensagens isoladas, já que há muitas ferramentas que automatizam o envio de mensagens para estimular a interação — e isso não representa um interesse legítimo do usuário no seu conteúdo. Eu mesma tive que bloquear um seguidor no perfil de um cliente porque a cada nova publicação ele comentava “Que beleza, @cliente”.

Aqui, vale ressaltar também uma métrica muito relevante para perfis comerciais: o número de compartilhamentos que o seu post teve via direct. Para isso, clique em “Ver Informações” no post desejado e confira o número de pessoas que compartilharam a sua publicação por direct para outras pessoas. Nesta mesma aba, você também pode conferir o número de usuários que salvaram a sua publicação — e, se os likes ainda lhe fizerem muita falta, o número de curtidas da publicação.

2) o número de interações nos stories: até onde eu sei, ainda não existe uma ferramenta que automatize participações em enquetes, testes e muito menos elabore respostas automáticas para as perguntas do Instagram Stories — mas vai saber, não é?! Essa pode, então, ser uma ótima métrica para avaliar o engajamento dos seus usuários com o seu conteúdo!

3) o número de ações no perfil: são ações como cliques no site, cliques nas informações de contato ou cliques na aba “como chegar” do perfil. Esses dados são muito importantes para entender quantos dos seus seguidores estariam dispostos a ver mais do seu conteúdo, entrar em contato para mais informações ou visitar o seu estabelecimento — o que o torna, de certa forma, um passo mais próximo de ser um consumidor. Para isso, você pode fazer uma análise por meio do próprio relatório gerado na aba “Informações” do seu perfil — se ele for comercial.

Não tem site? Tudo bem! Você pode incluir algum outro link que ache relevante na sua biografia. Por exemplo, se você for um produtor de conteúdo, o link do seu Medium ou do seu canal no YouTube já está ótimo. Ou, se você for um estabelecimento, que tal incluir o link para o seu perfil no TripAdvisor?

Com essa mudança no Instagram, a tendência é não apenas aprofundar a análise de resultados, mas também a produção de conteúdo e a forma como interagimos na rede social — conforme explica Amanda Webb neste artigo. Eu sinceramente acredito que isso deve trazer um impacto positivo, estimulando muito mais a produção de conteúdo de qualidade ao invés de simplesmente caçar likes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade