Letter of intent for Trainee Program at Johnson & Johnson 2019

Meu nome é Paula e até dezembro de 2018 estarei matriculada no último semestre da graduação em administração no Insper. Estou estagiando na Johnson na área de projetos para melhoria da operação logística da Depuy Synthes a nível LATAM desde janeiro até dezembro de 2018. Nesse período tive a oportunidade de ter contato com toda a cadeia da Depuy Synthes, desde a entrada do pedido, processamento, entrega e retirada do mesmo.

A área em que trabalho possui 13 projetos a serem implementados nos principais países da América Latina (Colômbia, Brasil, Argentina, Chile e México), todos focados em promover melhorias na operação logística, e principalmente, gerar um impacto positivo no nível de serviço para os nossos clientes, pacientes, médicos e hospitais. Até o presente momento 6 projetos foram concluídos e a expectativa é que os demais sejam entregues no prazo acordado.

Dentre as experiências vivenciadas durante o meu trabalho, uma das que eu considero ter agregado mais para o meu desenvolvimento pessoal e profissional foi a necessidade de influenciar e me comunicar constantemente com várias pessoas de diferentes áreas, além de ter contato com a liderança sênior. Com cada colaborador é necessário fazer uma abordagem diferente, utilizar uma linguagem específica e exigir foco. Isto está aliado ao fato de eu ter tido contato com todas as etapas do processo, considero que foi muito engrandecedor para a minha trajetória dentro da J&J.

Quando peço para as pessoas próximas a mim me descreverem em poucas palavras, eles me definem como sendo esforçada, organizada, compreensiva e aberta a escutar a opinião dos outros e que assume a liderança em situações quando necessário. Ao receber esse feedback fiquei feliz em saber que pessoas ao meu redor percebem essas minhas atitudes e as consideram como sendo positivas e construtivas para uma boa relação. Duas delas são as que considero mais marcantes em mim e também as que eu mais prezo por praticar e evoluir constantemente. Ser compreensiva e aberta para escutar a opinião dos outros e assumir a liderança quando necessário.

Falando um pouco mais sobre mim, desde os 5 anos, meu principal hobby é andar a cavalo. Comecei a ter contato com eles para vencer o medo que eu tinha por animais e desde então aprecio muito essa atividade. Além disso, desde que ingressei na faculdade, passei a me interessar por ler artigos sobre a atuação de empresas no mercado. Estratégias usadas por elas e lançamentos.

Relacionada com o meu hobby, está uma das minhas maiores conquistas. Em 2011 fui convocada para ser integrante da equipe brasileira de Enduro Equestre no Pan-americano. Foram 3 anos de dedicação para atingir esse objetivo. Enduro Equestre é uma corrida de longa distância (120km) que, embora o objetivo seja completar o percurso no menor tempo possível, preza muito pela integridade física do cavalo durante toda sua extensão. Caso algum indício de fadiga seja detectado no animal, o conjunto (cavalo e cavaleiro) precisam abandonar a corrida. Me orgulho bastante dessa conquista, pois durante todo o período de treinamento eu pude perceber que eu me tornei uma pessoa mais dedicada e focada. Além disso, reforçou para mim a importância do trabalho em equipe. Essas experiências vivenciadas no esporte me agregaram muito para a minha vida pessoal, acadêmica e profissional, pois trabalho em equipe, foco e dedicação são aspectos que quando passam a fazer parte da nossa essência, geram um impacto positivo nos resultados de nossas atividades. Outra importante conquista, agora no âmbito profissional, foi ter iniciado minha vida profissional junto à J&J como estagiária.

O intercâmbio que eu fiz por seis meses na Bélgica foi a situação de mudança que mais marcou minha vida. Foi uma experiência única e marcante pois decidi que iria morar em um país que possuía como primeira língua o francês e eu não tinha conhecimento sobre o idioma. Me lancei a um desafio em um país longe da minha casa, família, amigos e que eu não dominava o principal idioma, com o intuito de aprender coisas novas, ter experiências diferentes das que estava acostumada e principalmente sair da minha zona de conforto para provar coisas novas. Mas os resultados colhidos através dessa experiência foram muito maiores do que o esperado. Além de vivenciar novas culturas, fazer amizades, aprimorar conhecimentos técnicos ligados à minha área de interesse, tive a oportunidade de me conhecer melhor, crescer pessoalmente, aprender a lidar com problemas completamente fora da minha zona de conforto e principalmente, valorizar ainda mais tudo o que tenho junto à minha família e amigos.

Todas as experiências que eu vivi até hoje contribuíram muito para diversos aprendizados, mas o que eu considero como o maior e mais importante entre eles foi o fato de eu ter aprendido a enfrentar todas as adversidades com otimismo e dedicação. Através desse aprendizado, pude perceber uma melhora no meu desempenho e motivação. Justamente por isso, quando olho para o passado, digo que não faria nada diferente, pois tanto os acontecimentos positivos, quantos os negativos agregaram muito para o meu desenvolvimento e aprendizado.

Desde o início do programa de estágio, em janeiro, percebi que gostaria de permanecer por mais de um ano na J&J. Após dez meses, tenho convicção de que estou alinhada com os valores e práticas da companhia. Além disso, considero que ainda tenho muito a ofertar para a companhia, seus clientes e sociedade por meio do meu trabalho. Vi no programa de Trainee uma ótima oportunidade de continuar a persuadir esse meu objetivo, fazendo parte de algo grandioso, como diz o letreiro na entrada de nosso prédio, frase que me motiva todos os dias ao chegar para trabalhar.

Por fim, quando eu não estiver mais aqui eu quero ser lembrada por ter sido uma pessoa que conseguiu promover algum impacto positivo na sociedade. Uma pessoa que enfrentou seus desafios com força de vontade e otimismo. Alinhado com isso, cito que meu propósito de vida é fazer a diferença para a sociedade de alguma maneira e estar junto à uma empresa que me proporcione novos desafios e aprendizados a cada dia.