Livros infantis inspiram!

Todo dia, lá pelas nove da noite temos um momento muito esperado: a hora do livrinho, antes de dormir!

Tenho orgulho da nossa biblioteca-mirim: são muitos e muitos títulos, com inúmeros ‘temas’ interessantes! E quer saber o que é mais interessante de tudo isso? Eu sempre paro pra pensar nas mensagens que os livrinhos — tão inocentes! — transmitem. É um momento especial não apenas para conhecermos uma nova história, como também para colocarmos o papo em dia, aplicarmos alguma mensagem do livrinho para o tema em voga na família, na escola, na nossa vida!

Segunda-feira é um dia especial: recebemos a visita do livrinho que vai passar a semana toda com a gente, diretamente da biblioteca da escola.

O livrinho de hoje (“O trenzinho do Nicolau, de Ruth Rocha) trouxe uma mensagem bem bacana e que gostaria de compartilhar com vocês: trata-se do ressignificado que podemos dar às coisas na nossa vida.

O Nicolau, motorista de trem, passou a vida se dedicando à essa tarefa com tanto amor que, quando chegou a sua hora de se aposentar, viu seu amigo inseparável — o trem! — também “parar”.

Se sentiu vazio e sozinho. Até que ele teve uma super ideia: comprou o trenzinho, tratou dele com carinho, até que ficou lindo e se transformou num playground no seu próprio quintal.

Alimentou suas lembranças, garantiu a companhia de pessoas que tanto sentia falta e manteve viva a sua história e de seu companheiro inseparável!