Resiliência, a virtude que te fará bem sucedido.

Resiliência é uma característica da vida.

Todo mundo tem sonhos e projetos. Alguns são mais ambiciosos outros menos, mas todos tem projetos que desejam que se concretizem. É normal, o ser humano sempre põe boas expectativas no futuro. Desejamos dias melhores, mais plenos, mais felizes.

Estado Imaginário do Sucesso

Infelizmente também é muito normal alimentar expectativas, sonhar acordado, mas nunca fazer nada a respeito para que a ideia saia do papel.

Nos colocamos em um estado em que nada pode dar errado e vamos adiando o que tem que ser feito para que as coisas aconteçam, justamente para que esse “estado imaginário do sucesso” permaneça inalterado.

Agimos dessa maneira por causa do nosso medo em falhar e a nossa falta de capacidade em lidar com as dificuldades.

Não fomos ensinados a lidar com a derrota. Quando criança somos sempre elogiados pelas conquistas e acertos, não pelo esforço. Só o que importa é acertar, por isso somos inclinados a buscar “desafios” fáceis, atividades em que é garantido que obtenhamos sucesso.

Uma Virtude Rara

O que falta é resiliência.

Defino resiliência como:

“A capacidade de se recuperar de fracassos e se adaptar a adversidade.”

Entenda uma coisa, a maior qualidade daqueles que alcançam o sucesso é continuar prosseguindo fracasso após fracasso.

Evitamos a todo custo o incômodo da dificuldade, quando na verdade deveríamos abraçar como se fosse nossa cara metade. Pois é na dificuldade que o crescimento acontece. Um crescimento lento e doloroso, mas duradouro e recompensador.

É um processo que tem a capacidade de acabar com a nossa vaidade e nos fazer pessoas humildes. Falhamos uma vez após outra e acabamos nos sentindo incapazes, fracos e perdidos.

É justamente nessa hora que devemos continuar. Ser incapaz, fraco ou estar perdido é temporário.

Encontre prazer na dificuldade e despreze o fracasso, quando fizer isso incapacidade e fraqueza farão parte do seu passado.

Vai ser tentador chutar o balde e desistir, afirmando que não deu certo porque você não tinha talento para tal atividade, ou que não te deram as condições necessárias para avançar, ou mesmo jogar a culpa no destino e dizer, “não era para ser”. Não ceda a essa tentação. A maioria cede, justamente por isso a maioria não vence.

Faça da resiliência a sua virtude e o sucesso será uma questão de tempo.

Lembre-se, antes de ser fácil sempre é difícil.


Se gostou sinta-se a vontade para compartilhar!