Ideação. A arte de colocar ideias no papel

Todo mundo fala sobre tirar uma ideia do papel. Mas e colocar?

Paulo Tenorio
5 min readFeb 21, 2017

* originalmente escrito para o Google Primer https://www.yourprimer.com/

Especialmente nos dias de hoje, é fácil se prender no emaranhado de ideias que surgem e desaparecem em segundos. Muita gente me pergunta: “Como você teve a ideia da sua startup?” . E geralmente a resposta desaponta. Eu digo sempre que um dia, depois de 10 anos no mercado, cansei de ver profissionais e empresas brigando ao invés de negociar. Cansei de ver amigos saírem do mercado criativo por não saberem se vender. E principalmente não aguentava ver mais profissionais reclamando que o mercado não prestava. Eu sabia que a grande maioria não sabia se vender…
Essa resposta desapontava, pois todo mundo espera uma fórmula, uma metodologia ou algo facilmente replicável. Na verdade, a arte de colocar uma ideia no papel é relativamente simples. Leva tempo e observação.
A dificuldade é saber qual ideia você coloca no papel.
Então vamos a uma maneira que uso para colocar as minhas ideias no papel.

  1. Por onde começar?
    Comece pelo final. Isso mesmo. Não é piada. O final é o resultado da ideia. Como e quem sua ideia vai ajudar. Qual impacto ela vai causar. Qual o resultado prático da sua ideia na vida de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou na sociedade.
  2. Ajudar os outros = fazer negócio.
    As ideias mais incríveis do mundo vieram de indivíduos que desesperadamente tentaram ajudar os outros a resolver um problema. Da lâmpada ao iPhone. Tudo passa por um processo de profunda análise da vida e dos outros. Sempre que alguém tem uma ideia que se destaca, no fundo ele(a) está resolvendo um problema que afeta muitas pessoas.
  3. Nunca tenha uma ideia pensando no dinheiro.
    Calma. Não é nada sobre socialismo. estamos falando sim de dinheiro. mas dinheiro é consequência de um ciclo de ações. fazer alguém voluntariamente tirar o dinheiro da carteira e te pagar por um serviço é algo extremamente complexo. e ainda no processo, encantar o cliente fazendo com que este compre novamente. é ainda mais difícil. Por isso considere o dinheiro um dos elementos da sua ideia.
  4. Como eu sei que tenho uma boa ideia nas mãos?
    Não da para saber. Lembre-se que alguém um dia em uma sala de reunião disse: “ que tal fazer um filme sobre um tornado cheio de tubarões que comem as pessoas por onde passa?”
    Não acredito em brain storming. O que fala mais e melhor, sempre domina o tema. Por isso não deixe os outros falarem que sua ideia não é boa. Eu escutei muito isso com o Trakto. Me disseram várias vezes que minha ideia era ruim. No começo ninguém nem se quer queria escutar a minha ideia. Sabe o que faz uma boa ideia a execução. Por isso não se preocupe em ter uma ideia muito diferente. Ou que todo mundo fala que não vai dar certo. Muitas vezes é um indicador que você está no caminho certo. Agora, respeite pelo menos algumas leis da física.
  5. Existe alguma ferramenta para ajudar?
    Existem várias. Eu gosto muito e uso muito do MindNode
    https://mindnode.com/ . Uso semanalmente para colocar ideias no papel.
    Funciona criando pequenos blocos de textos e conectando eles em uma hierarquia.

6. Como escrever uma ideia?
Não tem muito segredo nisso. Esqueça o português correto. não seja chato ao criar. esse é um momento onde precisamos organizar o pensamento em algo prático. Existe uma metodologia muito legal que é o Lean Canvas. Diferente do Business Canvas, o Lean Canvas foca no aspecto da ideia e quem ela atinge diretamente no processo.
Existe uma ferramenta gratuita chamada: https://leanstack.com
Super legal também.

7. Onde pesquiso referências?
Precisa de inspiração para as ideias? Eu sugiro. Viaje. Viaje muito como se não houvessse amanhã. Procure viagens por experiência e por vaidade. Estar numa sociedade diferente faz você repensar toda a sua existência. Não tem dinheiro para viajar? Assista documentários. Ajuda. Mas principalmente faça uma poupança e viaje.

8. Onde encontro sites legais sobre ideias?
Vou passar dois que acho incríveis.
www.Behance.net — o maior museu digital do mundo. Tem muita coisa visual boa para você.
www.Producthunt.com — Uma curadoria de tudo quando é tipo de produto.

9. Devo contar minha ideia para alguém? E se alguém roubar?
Sempre conte suas ideias. Olhe, a chance de alguém “roubar” sua ideia é perto do zero. Imagine que para uma pessoa partir da sua ideia ela tem que primeiro abandonar a dela. segundo. é tudo sobre execução. Você deve sim proteger o resultado do seu trabalho. Mas ideia não tem dono. A não ser patentes, que para mim já se encaixa como resultado de trabalho. Vejo muita gente que chega pra mim pedindo ajuda sobre uma ideia que teve mas não conta a ideia com medo de alguém roubar. Essa é a pior estratégia que você pode ter. Pois alguém pode te abrir uma porta para um próximo passo. pode financiar e pode até construir junto com você.

10. Sonhe como se ninguém estivesse olhando.
Não se amarre a aprovação de alguém. Seja ele o expert que for. Seja sua família, seu melhor amigo ou amiga ou até seu parceiro(a) na vida. Aprenda que uma parte da existência humana é ligada a criatividade. E isso é diretamente ligado a liberdade. Se livre de preconceitos, de vícios sociais e principalmente da opinião do outro. Ideias são como ondas de rádio esperando uma antena para virarem a próxima solução para um problema.

Sou CEO e fundador da Trakto, www.trakto.io uma plataforma de criação de incríveis materiais de marketing digital.
Eu to sempre no Facebook aperriando os outros com minhas histórias: https://www.facebook.com/pauloblob

--

--