Modo binário de pensar. Gente formulário. Precisamos mudar isso.

Durante muitos anos a TV pregou a união do mundo…

…Somos uma única raça. Um único povo. Sem fronteiras. Colocamos um homem no espaço. Podemos tudo. Nos juntamos ao vivo para ver isso acontecer. A unificação dos povos levou ao desenvolvimento da tecnologia. Fim das grandes guerras. Construiu novos modelos sociais.

Levou até a criação da internet. A última fronteira tinha caído. Agora, qualquer um poderia passear virtualmente em qualquer lugar do mundo, falar com gente do mundo inteiro e poder comprar e vender em qualquer lugar.

Esse pensamento de globalização está sendo questionado.

A internet vem inspirando o contrário e mudando a forma de pensar das pessoas e nem sempre para melhor.

Contrariando muitas previsões, a tecnologia vem separando pessoas por segmentação. Pense com você: quantos questionários você respondeu na sua vida? negro, branco, latino, idade, profissão, cidade, estado, região, país, religião, é alérgico ou não, preferência sexual, casado ou solteiro, quantos filhos, é fumante, usa drogas, faz exercícios, já teve isso ou aquilo, quanto ganha…

Tudo um x, uma opção, sim ou não.

E com isso, você vai se moldando a responder sim ou não. O que é incrível que estamos colocando pessoas nesse mesmo esquema binário e não está dando certo.

Gente é um bicho esquisito. Por que aprende e desaprende. Hoje socialista, amanhã capitalista, daqui a 3 dias vira monge. Feira vira puta e puta vira freira. Evangélico hoje, amanhã viciado. Preguiçoso hoje, amanhã gênio. Pobre vira rico, rico vira pobre. Burro até descobrir sua paixão. Perdedor até encontrar seu caminho da vitória. Corno até encontrar o verdadeiro amor. Ganancioso hoje, generoso amanhã.

E assim vai levando.

Tentar colocar um ser humano em uma caixa e empacotar dizendo gay, comunista, capitalista, petista, tucano… É o fracasso do sistema binário. De definições políticas à sociais. Queremos colocar o outro onde possamos qualificá-lo e a partir daí iniciar uma conversa com um formulário de internet.

Esse comportamento aparentemente inocente leva hoje milhões de pessoas a acreditar em um mundo binário. Ou você é contra ou você é a favor. Veja bem o que aconteceu na Inglaterra. Pegaram um tema super complexo sobre a saída de um país de um bloco econômico, pegaram o povo na rua e deram duas opções: sim ou não.

Os formulários da vida são bem mais complexos que um sistema de sim ou de não.

Em programação 0 e 1, são utilizados para armazenar dados e está ficando obsoleto. Os computadores de hoje não permitem a evolução de um sistema de inteligência artificial ou cálculos complexos como o nosso cérebro é capaz.

E muito em breve teremos os computadores quânticos que vão fazer o sistema binário ser obsoleto pois quebram vários paradigmas da computação.

E para não mergulharmos nesse mundo técnico, espero que agora você entenda que mesmo para tecnologia, o sistema binário não funciona. É preciso evoluir o pensamento para muito mais que sim ou não. Que zeros e uns.

Falo isso pois até hoje tentam me classificar num formulário. Seja pelo meu sotaque, pelo que faço, pelo que lêem sobre mim, pelas minhas habilidades ou falta delas. Tentam me classificar por onde nasci. Pela minha origem. Pelo cor da minha pele e até pelo meu cabelo. Tentam também colocar meus pensamentos em uma caixa.

E eu entendo a frustração de gente que não consegue sair do pensamento binário e acaba partindo para o “ ah mas ele/ela é doido/diferente/subversivo…”

O pensamento binário gera um Donald Trump da vida. Gera o favelado, o gay, o burro, o guru, negro, pobre, rico, o nordestino e o favelado. O sistema binário não funciona para seres humanos e não cabe na sociedade de hoje.

Fascismo, nacionalismo, Bolivarianismo… São frutos ainda do sistema binário humano.

Evoluímos e precisamos evoluir nosso pensamento. Temos um computador quântico na cabeça, com potencial infinito de armazenamento de informações e correlação de atributos.

Nessa simbiose virtual, precisamos sair dos bits para os q-bits.