A Catálise Homogênea

Paulo Cerqueira
5 min readApr 29, 2020

--

Esse post é uma sequência do anterior (link), onde eu me apresento, e coloco algumas ideias sobre a liderança.

Agora iremos falar sobre a fórmula mágica da liderança, aquela que nenhum líder que as possui expõe aos outros, pois é extremamente rara e valiosa.

Legal PH, mas eae? Qual é a formula?

Infelizmente não sou alquimista (mentira, sou sim), mas não acredito que no caso da liderança exista uma solução única, é evidente que dá para aproveitar muita coisa dos materiais de liderança, mas confesso que não serei a pessoa que vai contribuir com indicações de literaturas sobre o assunto, e justamente por não ter o hábito (invejo quem tem), aprendi e continuo aprendendo muito em conversas com pessoas ao meu redor (desde os experientes, os iniciantes na prática, companheiros de time, todos devem ser ouvidos), que me ajudam a ver certas coisas por um outro prisma; sempre busquei ir pelo que eu acreditava ser o correto (sabendo distinguir razão de emoção), aprendendo com os erros (e foram tantos, tentando não se ter o luxo da repetição), na troca de experiências reais com outros líderes, e meio que de forma orgânica se isso for pra você, e estiver no ambiente certo, vai acontecer.

Coloquei alguns pontos que considero importantes, e algumas reflexões sobre cada um:

Seja a referência

Acho que nesse ponto não precisa ter muita experiência pra entender, já é possível observar ainda no inicio de carreira, quando você conhece aquele profissional mega competente, que você têm como referência (técnica ou de qualquer outro tipo), e ali de alguma forma já vai moldando o seu lado profissional com um compilado das referências que você.

Então você líder, leve isso muito a sério, o impacto que você tem sobre as pessoas que estão com você é gigantesco, tente sempre ser a melhor referência possível, acha comprometimento importante? Seja comprometido, acha que comunicação é essencial? Seja o melhor comunicador, é óbvio que não seremos os melhores em tudo, nada impede de você não ser um exímio técnico liderando uma equipe de desenvolvimento, mas ser a referência em diversos outros aspectos, profissionais excelentes conseguirão ver valor em você, e automaticamente você será a referência pra alguém.

“…acha comprometimento importante? Seja comprometido, acha que comunicação é essencial? Seja o melhor comunicador…”

Faça primeiro por você

A primeiro momento parece meio egoísta, como se fosse uma questão de sobrevivência, mas eu sempre consegui entregar os melhores resultados quando as entregas estavam de alguma forma relacionadas a mim mesmo, e essa entrega sempre de forma indireta ajudava as pessoas ao meu redor, porque no âmbito profissional, tudo esta relacionado, o que eu faço impacta diretamente outras pessoas, sendo assim, uma cadeia de valores, vejo muita gente (e nesse caso não estou me referindo necessariamente as lideranças) que tentam ajudar os outros antes mesmo de resolver o seu, e não consegue fazer nada por completo, com a devida qualidade, ou se conseguem isso tem um grande custo, saber priorizar as coisas nesse momento é importante.

Dê autonomia

No começo eu tinha um enorme problema com isso, o meu lado desenvolvedor com entregas e prazos a serem cumpridos sempre puxava a responsabilidade para si, e mal deixava os companheiros de time sair um pouco da zona de conforto, passava sempre as tarefas de menor impacto, e acabava absorvendo a parte pesada, só que percebi que isso impactava na evolução do time, afinal como o pessoal poderia melhorar sem ter contato com as situações mais críticas do projeto, hoje em dia eu pondero varias coisas pra ver quais atividades eu devo ou não passar pra alguém, sempre focando na relação “evolução x produtividade”, não adianta eu colocar um júnior pra tocar uma migração de projeto, algo intangível, onde não haverá nem crescimento e nem produtividade, somente frustração, saiba dar função.

Proteja o time

Não, não estou falando de que devemos proteger as pessoas do time (afinal isso seria contra o principio da autonomia), estou me referindo ao time como o coletivo, e as vezes você irá proteger o time dele mesmo, já fiz movimentações no time pois achei que estava impactando no todo, não acho justo que um profissional competente seja impactado por outro que não esteja conectado ao time, já houveram situações de que foram necessárias conversas direcionadas, e diversas outras iniciativas em prol do time, as pessoas mudam, mas o time é o mesmo (uma analogia seria com os times de esportes, os torcedores sempre vão apoiar o time, indiferente dos jogadores), sendo parte do time, isso vale também pro líder, afinal o técnico do time pode ser o problema.

Converse com todos do time

Entenda o que cada um esta passando, as dificuldades, as expectativas, e tente traçar um plano para melhorar as coisas, mas não se limite e vá além das tarefas do dia-a-dia, encontre assuntos que convirjam, um bom relacionamento com as pessoas com quem você trabalha fará com que tudo melhore, eu sempre dei sorte de ter comigo pessoas que compartilham de muitos gostos em comum, então de certa forma sempre foi natural pra mim, mas vejo muita gente com dificuldade de se aproximar do time, por não encontrar esse ponto de encontro, e acabam tendo uma relação fria com as pessoas do time, talvez isso funcione para alguns, mas não faz muito o meu estilo.

Influencie no crescimento profissional das pessoas

Nem sempre a evolução profissional estará presente nas tarefas do dia-a-dia, nós desenvolvedores fazemos muito trabalho repetitivo, e quando tem algo de diferente é uma oportunidade muito boa para aprender, mas e se não acontecer? Ficaremos esperando a sorte na próxima sprint? É nesse momento que o líder deve influenciar o time a estudar sobre outros assuntos, uma das pessoas que tenho como referência uma vez disse algo em que concordo plenamente: “se você depende do trabalho pra aprender algo novo, esta fazendo tudo errado”, o ser humano tende a entrar na inércia da vida, estamos aqui pra dar aquela direcionada.

Estude, se desenvolva

Um líder estagnado, não conseguirá ser referência por muito tempo, não conseguirá fazer por si mesmo, nem proteger o time da forma correta, muito menos influenciar os outros a crescerem profissionalmente, essa parte é mais uma provocação, não é porque você é líder que já esta pronto pra tudo, e as coisas daqui pra frente ficam um pouco mais sérias, então esteja preparado.

“A Catálise homogênea é uma reação onde o catalisador e os reagentes constituem uma mistura homogênea.”

Fazendo dessa descrição uma metáfora com o time, o líder seria o catalisador, e os reagentes os liderados, que de forma sinérgica, devem funcionar de forma homogênea, como uma coisa só.

--

--