Tudo o que você precisa saber para que sua empresa esteja na Internet: definindo e conhecendo seu público.

Uma das principais características para ter uma estratégia de marca bem definida para posicionar sua empresa na internet é saber com clareza quem você quer atingir.

O ideal é que toda campanha tenha como foco um grupo de pessoas com características comuns entre si, o famoso público-alvo. Esse público são aqueles que gostaríamos de transmitir uma determinada informação.

Mas como ter um público-alvo definido pode e vai ajudar sua campanha ? Vamos começar entendendo como especificar esse público e conseguiremos responder a essa pergunta com mais clareza.


Qual é o público atual de sua empresa ?

O primeiro ponto para que você consiga definir seu público-alvo e sua próxima campanha, é conseguir discriminar o seu público atual, 'descobrir' o porquê e então entender e listar as características e ações de sua empresa que têm tido efeito neste público.

Quais são as características em comum do público ?

Através de seu histórico de negócios realizados e contatos tidos, você conseguirá traçar e separar características que sejam comuns entre todos esses clientes. É possível definir a faixa etária deles ? Existe uma tendência maior que você realize negócios com pessoas de um sexo específico ? Qual a área de atuação desses clientes, existe uma profissão predominante entre eles ? Quanto ao poder aquisitivo, é perceptível que sua empresa atinge uma classe definida ?

É possível entender o porquê desse público fazer negócios com sua empresa ?

Pensando em sua empresa, é possível chegar a alguns entendimentos do porquê ela atingir aquele determinado público atualmente. Talvez o produto fornecido tenha uma característica que gera certa familiaridade com esse grupo de pessoas; talvez sua empresa tenha uma maneira de trabalhar e atender ao público, que cria uma proximidade maior com seus clientes atuais; ou talvez; talvez esse público consuma em quantidade ou frequencia consideráveis o tipo de produto que você fornece.


E seu público-alvo na Internet ? Você pretende atingir os mesmos tipos de clientes que sua empresa já atende ou prefere definir um novo alvo ?

Quando começamos a repensar os planos de divulgação de uma empresa, algumas questões começam a exigir respostas, e uma das principais é justamente essa : queremos continuar a trabalhar para os mesmos tipos de clientes ou queremos atingir novos ?

Geralmente, tende a ser mais cômodo e seguro que você defina seu público-alvo como sendo seu público atual. Essa não deixa de ser uma alternativa válida, afinal de contas, você provavelmente já sabe o que funciona e o que não funciona quando trata-se do relacionamento com esse grupo de pessoas. Você já e sua empresa já têm uma carga de experiência ao lidar com esses clientes.

Mas a maneira como seu público age em um ambiente, nem sempre reflete a maneira com que o mesmo vê a internet.

Quando entramos em um novo ambiente de atuação, responder essa pergunta deixa de resumir-se apenas a questão do parágrafo anterior, e torna-se ligeiramente mais complexo encontrar a resposta. Nós realmente podemos já saber o que funciona e o que nossos clientes esperam de nós, mas temos esse conhecimento baseado nos ambientes em que já atuamos. Estamos falando de internet, marketing digital, e nem sempre o que funciona fora dela irá funcionar tão bem nela.

Seu público atual pode, por exemplo, ter uma faixa etária elevada o suficiente para que uma grande fração dele nunca tenha tido a experiência ou não goste de realizar compras on-line. Considerando isso, sabemos que, se a ideia de sua empresa era a de começar a efetuar vendas através da internet, o caminho tende a não ser tão simples quanto seria atuar, por exemplo.

Educar meu público atual ou buscar um novo?

Supondo que você decida que o seu público atual não é adepto a negócios na internet ou não está acostumado a ter relacionamentos profissionais através da internet, qual seria a melhor saída ? Tentar mostrar a ele que a internet facilitará sua vida e ensiná-los como se relacionar com sua empresa através dela, ou apenas 'deixá-los de lado' e focar em um novo alvo ?

Para você chegar à resposta, deve considerar alguns pontos :

  • Que ações, por parte de sua empresa, seriam necessárias para que esse público possa continuar sendo um grupo de potenciais clientes, mesmo nesse `novo mundo` ?
  • Quais seriam suas novas opções de público-alvo ? Você consegue definir um grupo de características para humanizar um grupo de pessoas que você poderia tentar atingir ?
  • Tendo em vista o novo público-alvo, e deduzindo as necessidades dele, sua empresa teria condições de suprir tais requisitos ?
  • Até qual ponto sua marca está disposta e, acima de tudo, tem capacidade a adaptar-se a essa nova 'vida' ?

E então ? Qual a melhor saída para seu caso ?


Público-alvo definido. O que fazer agora ?

Conheça-o. A dica mais valiosa é simplesmente essa. Conheça-o.

Através de pesquisas de mercado e demais análises, procure entender o que seu público espera da internet, o que faria com que eles fizessem negócio através dela e, acima de tudo, quais ações sua empresa precisa executar para que esses negócios sejam fechados com ela.

Essa é a hora de sua empresa começar a dedicar-se à educação de seu público, para que o mesmo esteja disposto a ser seu cliente através da internet. O passo seguinte é utilizar as pesquisas que fez para definir a melhor estratégia para atrair, conquistar e fidelizar esse público-alvo.


Se você leu a primeira parte do artigo Tudo o que você precisa saber para que sua empresa esteja na Internet, onde falamos sobre conhecer e estudar a internet, você já deve estar ciente dos dois requisitos cruciais para começar a sua campanha: saber como a internet, o marketing digital e suas ferramentas funcionam e o que podem fazer; e definir e conhecer o público que deseja atingir.

Se ainda não leu, pode acessá-la aqui: https://medium.com/%40paulocsarmoraes/tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-para-que-sua-empresa-esteja-na-internet-estudando-o-cen%C3%A1rio-450921271edb#.84e48z2ww

Temos a base ! No próximo texto, falaremos sobre a campanha em si ( investimento, ferramentas, cronogramas, metas e análises ) e como efetivamente começar a introduzir sua empresa na internet.