E se Batman vs Superman: A Origem da Justiça fosse diferente? #RebootLMMT

reboot-bvs

Vamos alterar alguns pontos do filme para ver como ele passaria de um que dividiu opiniões para um que seria FANTÁSTICO.

Como visto em nossa crítica em texto e vídeo, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça é um filme divertido porém com muitos equívocos que dividiu a opinião de crítico e público criando uma espécie de “Haters x Fãs”, tirando um pouco o foco do que realmente importa nessa história toda que é a qualidade e ritmo do filme que foi deixado de lado pela produção claramente para que fossem inseridas diversas informações de que outros personagens existem da Liga da Justiça também existem naquele mesmo universo.

Assim como fizemos com O Homem de Aço, vamos citar algumas alterações até que básicas no filme que poderiam ter mudado totalmente o rumo e deixado a receptividade muito maior com a crítica e boa parte do público que não é obrigado a conhecer totalmente os personagens para entender a trama.

Não preciso nem avisar que o texto abaixo CONTÉM SPOILERS certo?

Flashback morte dos pais do Bruce Wayne e a descoberta da futura Batcaverna

Como foi: A abertura do filme ao som de “Beautiful Lie” de Hans Zimmer/Junkie XL nos leva a um flashback mostrando novamente a morte dos pais de Bruce Wayne com direito a seus já conhecidos efeitos de slow-motion que estava ausentes em O Homem de Aço (2013) intercalando com o velório de seus pais, onde ao fugir desconcertado acaba caindo em um buraco onde conheceu o local que viria a ser a Batcaverna e seu primeiro contato com os Morcegos, ele vence o medo dos Morcegos e começa a voar com eles, no final é revelado que aquilo seria na verdade um “sonho” do Batman.

Problema: Tudo bem que era um sonho, mas colocar o jovem Bruce voando em meios aos morcegos causou estranheza em praticamente todo o público.

Como poderia ter sido: A melhor escolha nesse caso seria optar pelo simples, o Bruce assustado e vencendo o medo dos morcegos já seria o suficiente para impactar a todos com essa cena.

Bruce Wayne na Batalha de Metrópolis

reboot-bvs-2

Como foi: A cena em que Bruce Wayne chega durante o final da luta entre Superman e Zod é sensacional! Bruce liga para seu amigo Jack no prédio da Financial Wayne em Metrópolis e pede para ele esvaziar todo o prédio que estava praticamente no meio da zona de destruição.

Após o prédio desabar e perder seu amigo e vários funcionários, Bruce é surpreendido por um funcionário que o reconhece pedindo ajuda por “Chefe”, Bruce ajuda a tirar ele dos escombros e depois salva uma menina que perdeu a mãe e quase foi atingida por um escombro, ao final mostra Bruce olhando para Superman lutando contra Zod com um ódio no olhar.

Problema: Os funcionários aguardarem a ordem de Bruce Wayne para sair do prédio foi muito esquisito e o funcionário de Bruce preso nos escombros chamar ele por “Chefe” naquela situação foi muito forçado, claramente o roteiro tentando colocar Bruce como um Chefe muito querido dos funcionários.

Como poderia ter sido: Quando ligou, Bruce é informado por Jack que o prédio já está sendo evacuado e ele vai aguardar todos saírem, Bruce pede que ele também saia, mas ele o ignora. Quando chega com o prédio tombado Bruce ouve o chamado de “Socorro” do funcionário, Bruce Wayne o ajuda e somente depois o funcionário reconhece.

Estátua do Superman em Metrópolis

reboot-bvs-3

Como foi: Após a batalha de Metrópolis, Superman acabou sendo reconhecido com um salvador na cidade e ganhou uma estátua em meio a um memorial das vítimas.

Problema: Parece que a população da cidade simplesmente perdoou ou entendeu que o Superman não teve culpa e está ali para ajudar, o que no contexto do filme foi totalmente esquisito, afinal, apesar do Super não ter atacado cidadãos diretamente, ele estava envolvido e era um total desconhecido em toda aquela situação.

Como poderia ter sido: O filme mostraria o Superman logo em seguida AJUDANDO no socorro as vítimas da tragédia, com direito ao salvamento de uma criança onde um fotógrafo novato chamado Jimmy Olsen captura o exato momento em que ele retira dos escombros uma criança na exata posição da estátua do memorial, fazendo uma passagem de tempo mostrando 18 meses depois a mesma imagem da estátua.

Além de mostrar o Superman ajudando a população, aquilo seria uma imagem tão significativa que mostraria o verdadeiro heroísmo do Superman justificando a estátua construída para ele.

Superman salva Lois de Terroristas

Como foi: Lois vai entrevistar um terrorista no Oriente Médio, quando um fotógrafo que a acompanha é descoberto como um agente da CIA infiltrado, o agente é assassinado e Lois corre risco de vida, até que Superman aparece e a salva. Em seguida os terroristas são mortos por mercenários contratados por Lex Luthor para causar um incidente em que vários inocentes de vilarejos são mortos, deixando o Superman como culpado por ter se envolvido.

Problema: A morte do fotógrafo/agente que na verdade era Jimmy Olsen como foi revelado por Zack Snyder depois.

Como poderia ter sido:Quando o fotógrafo Jimmy Olsen está prestes a ser morto por ter em seu equipamento um rastreador sem o conhecimento dele colocado pela CIA, Superman aparece salva Jimmy, Lois e os tira dali, na sequencia o Terrorista e a seus homens são assassinados pelo mercenário de Luthor, colocando a culpa no Superman pelas mortes que se seguiram no vilarejo por seu envolvimento, colocando de alguma maneira a culpa em suas mãos. Logo depois mostra Clark preocupado com isso, mas ele diz para Lois que por ela faria tudo de novo, mas que tomaria mais cuidado em uma próxima vez.

Sonho do Batman — Mausoléu dos Pais

reboot-bvs-4

Como foi: Batman já está na guerra ao crime a 20 anos e tem pesadelos constantes, principalmente em relação a morte de seus Pais, com direito a um sonho em que ele entra no mausoléu de seus pais e é surpreendido por um Monstro Morcego que o ataca (assustando todos nós diga-se de passagem).

Problema: Porque esse sonho? Essa cena tem pelo menos 3 a 4 minutos e não era necessária, todos sabemos o quanto o Batman é atormentado, não era preciso ter este pesadelo para o público compreender isso.

Como poderia ter sido: Simplesmente eliminar esse sonho do filme.

Flash volta no tempo para avisar Bruce…

reboot-bvs-5

Como foi: Após seu sonho premonição, Barry Allen (Ezra Miller) aparece para Bruce avisando que ele tinha razão e que Lois Lane é a chave, que ela não pode morrer, esse foi o motivo para ele perder o controle, logo depois Bruce acorda de novo (!!).

Problema: Os fãs esperavam essa participação e reconheceram o Flash, mas o público em geral não, ficou tudo muito jogado e não deu para compreender bem.

Como poderia ter sido: Flash aparece para Bruce e diz bem claro: “Bruce sou eu, o Flash!…” Pronto, resolvido e todo mundo saberia que aquele personagem É o Flash, para simplificar ainda mais Bruce não acorda de novo, Flash simplesmente some e Bruce fica pensando que pode ter enlouquecido.

Batman Rei do Gado?

reboot-bvs-6

Como foi: Em sua primeira aparição no filme, Batman interroga um criminoso e o marca como se fosse gado com a “Bat-marca”, Alfred o questiona sobre estes novos métodos, o Morcego então diz que eles sempre foram vistos como criminosos que nada mudou.

Em uma reportagem na TV que é assistida por Clark, dizem que quem tem a marca do morcego é está condenado quando for preso.

Problema: O Batman ser mais violento por estar cansado e mentalmente perturbado é normal, mas marcar os criminosos até para um Homem vestido de Morcego em um filme que quer conquistar a criançada e o público é um pouco demais.

Como poderia ter sido: O Batman é mais violento com os criminosos o que causa espanto na opinião pública e na polícia, mas ele só é mais violento do que o normal, já é o suficiente para mostrar que o Morcego não está para brincadeira.

Superman depressivo

reboot-bvs-7

Superman durante o filme sempre parece obrigado a questionar a si mesmo se suas atitudes estão corretas e se o mundo realmente precisa dele.

Problema: Desde o Homem de Aço, o personagem carrega essa bagagem dramática que deveria ter sido superada e mostrar que o personagem após 18 meses da Batalha de Metrópolis sabe bem o caminho que quer trilhar.

Como poderia ter sido: Superman apesar de todas as dúvidas, demonstra personalidade e sempre que salva alguém fala algo para mostrar que está ali para ajudar e nada mais.

Clark Kent?

reboot-bvs-8

Como foi: Clark Kent trabalha no Planeta Diário a 18 meses com Lois Lane, tenta fazer matérias interessantes como investigar o Homem-Morcego de Gotham, mas sempre seu chefe Perry White p impede e pede para ele fazer cobertura esportiva.

Problema: O Clark é simplesmente o Superman de óculos, ele não parece em nenhum momento querer disfarçar que é um outro personagem e está sempre discutindo com seu chefe!

Como poderia ter sido: Clark Kent é um repórter tímido e retraído mas que todos respeitam porque sempre está um passo a frente nas investigações, ele começa a procurar pistas sobre o misterioso Homem-Morcego de Gotham, chegando a ir até a Mansão Wayne depois que descobre que o parceiro do Homem-Morcego Robin desapareceu na mesma época que um certo Jason Todd que Bruce adotou havia morrido…

Batmóvel CGI

reboot-bvs-9

Como foi: Batman lança um localizador no furgão que transporta a Kryptonita que está sendo levada para Lex Luthor, ele então faz uma perseguição com o Batmóvel destruindo tudo que tem pelo caminho até ser impedido pelo Superman que aparece no caminho e avisa que ele nunca mais deve atender o Batsinal e que o Morcego está “morto” e vai embora, Batman então diz a famosa frase “Diga-me, você sangra?”. Ele retorna a Bat-caverna fazendo uma entrada “triunfante” com o Batmóvel danificado.

Problema: Não teve necessidade alguma de Batman fazer uma perseguição maluca como aquela, além da cena ser confusa e parecer ter sido dirigida pelo Michael Bay, Batman causa várias mortes imbecis, e tem a parte que sai de dentro de um barco(!) e para fechar com chave de ouro a entrada ridícula na Bat-caverna.

Como poderia ter sido: Batman joga o sinalizador no carro que carrega a Kryptonita para identificar para onde levaram a pedra, logo depois atende o chamado do Batsinal em Gotham, ao perseguir criminosos que haviam roubado um banco, Superman aparece, prende os criminosos e depois vai atrás do Batmóvel interceptando o Homem-Morcego, utilizando sua visão de raio-x Superman vê que é Bruce Wayne por baixo da máscara e avisa que ele não deve mais atender o Batsinal, que o Morcego tem que se aposentar, Batman então diz sua famosa frase…

Ah Sim! Quando Batman volta com o Batmóvel avariado para a Batcaverna ele entra tranquilamente, lá encontra Alfred com quem tem um diálogo dizendo que já sabe quem é o Homem de Aço…. (Lembram-se que ele já tinha encontrado Clark quando ele o investigou?)

Essa é a Liga da Justiça

reboot-bvs-10

Como foi: Batman descobre em meio aos arquivos que roubou de Lex Luthor o arquivo da Mulher-Maravilha e descobre que a misteriosa Diana que havia roubado seus dados estava em atividade na Primeira Guerra Mundial, após isso ele manda por e-mail para Diana os arquivos que estavam criptografados, ao abrir os arquivos Diana verifica os arquivos que revelam o Flash, Aquaman e Cyborgue em vídeos de 2 min cada aproximadamente.

Problema: Ficou muito claro que a ideia da inserção da Liga da Justiça foi uma ideia que surgiu quando o filme já estava sendo filmado, mas ao invés de colocar em um momento mais adequado no filme, colocaram logo quando o Superman partia para a briga com o Batman, quebrando totalmente a tensão e ritmo do filme. A aparição do Flash na câmera de segurança foi condizente com o personagem, a do Aquaman foi bem demorada e incomodou, Cyborgue foi bacana apesar de demorada também.

Como poderia ter sido: Em uma cena pós-crédito, Batman descobre arquivos escondidos com codinomes como: “O Ligeirinho”, “Golfinho” e “New Iphone”, mostra ele então ligando ou se encontrando com Diana e avisando que precisa da ajuda dela porque ele tem um pressentimento e eles vão precisar de ajuda.

Martha aconselhando Clark

reboot-bvs-11

Como foi: Clark está confuso e ouve conselhos de sua mãe em Smallville, sua mãe diz que ele não deve nada ao mundo, que ele deve ajudar ou não porque ele nunca deveu nada ao nosso mundo.

Problema: Em O Homem de Aço, O pai de Clark já não incentiva muito seu filho em aparecer ao mundo e fazer o bem, como um pai tão super-protetor ao ponto de morrer para que não descubram os poderes do filho, agora sua mãe não faz muito diferente e ao invés de dar uma palavra de apoio diz para o filho fazer que quiser, ou seja se não quiser fazer nada, simplesmente não faça.

Como poderia ter sido: Martha diz para Clark que apesar do seu pai ficado com receio de ele ser revelado ao mundo ao ponto de se sacrificar, a escolha agora é do Clark, e ela sabe que como ele é uma boa pessoa vai fazer o que ele sabe fazer de melhor, ajudar o mundo mesmo sem ter essa obrigação, por como ele mesmo diz o simbolo em seu peito significa esperança.

Superman no Capitólio

reboot-bvs-12

Como foi: Superman vai ao Capitólio após uma das vítimas da Batalha de Metrópolis Wallace Keefe ex-funcionário das Empresas Wayne vai na mídia e pede para a Senadora questionar o Superman sobre o ataque a Metrópolis, tudo orquestrado por Lex Luthor. Superman vai até o capitólio e quando a senadora começa a falar ele percebe que há algo estranho, mas tudo explode antes que ele possa falar algo.

Problema: Superman fica o filme inteiro sem falar, esse momento era muito esperado para mostrar a todos seu ponto de vista, era um momento chave para o personagem no filme que iria dar muito mais relevância no restante do filme.

Como poderia ter sido: Superman vai ao Capitólio, ouve a senadora e Wallace Keefe, após isso ele diz algo como:

Eu não escolhi ser enviado para a Terra, mas cresci e fui criado como qualquer outro aqui, posso errar, posso tomar decisões equivocadas mas acima de tudo isso tenho VALORES HUMANOS e sei separar o que é o certo e errado, então eu pergunto a todos vocês, se vocês tivessem meus poderes, ficariam de braços cruzados enquanto escutam pedidos de socorro? Sabendo que podem fazer a diferença onde ninguém mais pode? Quando eu era mais jovem me questionava se isso era uma maldição, mas hoje vejo como uma dádiva. Eu amo esse mundo, não porque ele é meu, mas sim porque eu faço parte dele, por isso prometo a todos que enquanto eu respirar tentarei fazer o meu melhor, sei que não posso ou devo resolver tudo, mas sei que posso fazer a diferença, só peço o voto de confiança de todos vocês.

— — Pausa para o choro de todos os nerds e do público em geral após um discurso destes, não adianta disfarçar que eu sei que você que acabou de ler também se emocionou — -

Após esse discurso, Superman escuta na cadeira de rodas de Wallace a ignição da bomba que está prestes a explodir e tira a cadeira de rodas dali com a bomba deixando Wallace, salvando todos no Capitólio, confirmando que sim, ele está ali para ajudar, deixando Lex Luthor frustrado e ainda mais raivoso, já que o propósito dele era fazer com que a explosão incriminasse o Superman (de verdade).

Lex Luthor, Apocalypse e seu plano (aliás, que plano?)

reboot-bvs-13

Como foi: Lex Luthor Jr é filho de Lex Luthor (o qual não sabemos seu paradeiro no filme), ele está obcecado por criar tecnologias para evitar certas “ameaças” que estão lá fora, Lex cria um plano mirabolante colocando o Superman contra o Batman, manipulando o Homem Morcego para deixá-lo com raiva do Kryptoniano e enfrentá-lo, enquanto isso utilizando o corpo de Zod e tecnologia Kryptoniana cria o monstro Apocalypse para enfrentar o Superman, antes disso ele sequestar Lois Lane e Martha para obrigar o Superman a brigar com o Batman.

Problema: Não existe outra palavra para descrever o plano de Luthor do que: SUICÍDA, só o fato dele criar um monstro como Apocalypse no qual ele NÃO TEM CONTROLE para lutar contra um Superman que ele mandou para lutar com o Batman armado com Kryptonita que ele ainda não sabe se vai sobreviver já invalida qualquer argumento de que Luthor tinha um plano. Lex Luthor é um personagem interessante que se perde totalmente em uma loucura que não é explicada no filme.

Como poderia ter sido: Lex Luthor Jr. após a batalha de Metrópolis aproveita a oportunidade para ganhar a população da cidade para seu lado como um Salvador que junto do cidadãos irá reconstruir o que foi destruído, logicamente culpando o Homem de Aço. Com contatos com o governo, ele propõe que o alienígena é perigoso e que ele suspeita existir outros seres super-poderosos escondidos que precisam ser controlados se necessário, então pede acesso a tecnologia kryptoniana, Lex então desde o final da batalha de Metrópolis estuda a tecnologia kryptoniana e após entrar em contato com um artefato diferente (Caixa Materna) acaba perdendo a noção da realidade, o que justificaria seus atos posteriores no filme, mudando o fato de que ele só ACORDA o Apocalypse depois que sabe que o Superman não foi morto pelo Batman em um ato sem noção.

Após ser preso e culpado por tudo, Lex Luthor PAI aparece no final do filme prometendo vingança contra o Superman, o culpando pela loucura do filho.

Aliás, Lex Luthor PAI seria nada somente Bryan Cranston que seria a surpresa no final do filme.

Lois Lane em Perigo

reboot-bvs-14

Como foi: Lois Lane primeiro aparece no Oriente Médio e é resgatada pelo Superman, é salva novamente quando Lex a joga de cima de um prédio para chamar a atenção do Super e no final é salva pela terceira vez no filme quando ela está se afogando ao tentar pegar a lança de kryptonita.

Problema: Lois Lane sempre foi uma personagem cativante e independente, em O Homem de Aço ela já é salva pelo Superman várias vezes, e Zack Snyder não aprendeu com as criticas e repetiu de novo a dose aqui! Troca o disco Zack! Lois sabe se cuidar sozinha!

Como poderia ter sido: O Superman salva Lois no Oriente Médio e só, as outras duas vezes é preguiça do roteiro tremenda em criar uma outra situação.

Batman Vs Superman.. peraí, Martha!?

reboot-bvs-15

Como poderia ter sido:

Nesse caso pensei em duas situações interessantes:

Opção 1:

Superman durante a luta tenta falar sobre sua mãe 3 vezes, mas Batman não deixa, no final da luta ele pega a lança de kryptonita corta o rosto do Superman e diz: Eu avisei que você iria sangrar, agora você sabe que não é invencível, pode perder para um Homem, então Superman fala sobre sua mãe Martha, Batman tem o flashback como no final e promete que vai ajudá-lo, mas é avisado por Alfred que algo muito estranho acontece em Metrópolis, Superman diz que conseguiu ouvir onde está sua mãe, mas Batman pede que ele vá para Metrópolis onde ele é mais necessário e promete salvar Martha.

Opção 2

Superman diz para Batman que sua mãe está em perigo, Batman recua e pergunta: “Sua mãe?”, Superman: “Sim, Martha, ele a sequestrou, nos colocou um contra o outro”. Então o flashback ocorre exatamente como no filme e Lois aparece pedindo que ele não o mate e diz “A mãe dele foi sequestrada por Lex Luthor, e algo muito estranho está acontecendo em Metrópolis, parece que tudo vai explodir”

Batman então levanta perplexo e diz: “O que eu ia fazer?”, joga a lança para longe.

Superman diz: “Acabei de escutar minha mãe, ela está a 3 km daqui em uma espécie de galpão”

Batman diz: “Eu sei onde é, vá descobrir o que está acontecendo em Metrópolis, prometo que vou salvá-la, mas ainda não acabamos”

Ou seja, estas duas opções e mais outras milhares que passam pela cabeça de todo mundo usam o artificio que é bem interessante do nome “Martha”, mas não se apoia somente nisso, Batman e Superman não viram melhores amigos instantaneamente após isso, Batman continua truculento e desconfiado como deve ser.

Morte do Superman

reboot-bvs-16

Como foi: Superman salva Lois, pega a Lança de Kryptonita e voa com ela até Apocalypse sendo atingido mortalmente por ele no peito, morrendo junto do monstro, um enterro é feito para Superman em Metrópolis com um caixão vazio e outro com o corpo em Smallville para Clark Kent, Martha Kent, Bruce Wayne e Diana estão presentes.

Problema: Superman morrer em seu SEGUNDO FILME não seria um problema, desde que revelaram o monstro no filme todos já imaginavam que isso poderia acontecer, ele ir com a lança ao invés de jogá-la ou então pedir para Diana ir cravá-la no Apocalypse é o de menos, mas todo o contexto do filme não transformou o personagem no herói que precisava ter sido para ganhar a empatia da audiência para causar o impacto esperado.

Como poderia ter sido: Superman durante o filme inteiro mostrou que estava ali para realmente fazer a diferença, e no momento em que ele tem que se sacrificar pra matar o Apocalypse ele faz sem pensar já que ele era o único que podia fazer chegar perto do monstro sem colocar outros em perigo, inclusive a Mulher-Maravilha que acabou de conhecer.

Superman mata o Apocalypse com a lança de Kryptonita mas é atingido em seguida pelo monstro no peito, morrendo em seguida.

Todos sentem a morte do Superman, Clark Kent é dado como desaparecido no confronto contra o monstro e o corpo de Superman é enterrado com toda a pompa no memorial em Metrópolis.

Bruce Wayne e Diana acompanham e falam sobre o quanto ele foi heroico e sua atitude no final mostrou que realmente ele fez a diferença e fará muita falta, após Diana sair Bruce tira do bolso uma espécie de celular com uma tela de monitoramento, ele olha para o monitor até que capta um fraco batimento cardíaco, ele olha espantado para o Caixão e o filme acaba.

Esse final mostraria que o Batman desconfiou se Superman realmente havia morrido, já que pouco antes tinha sido atingido por uma bomba nuclear e sobrevivido, além de homenagear diretamente a Hq O Cavaleiro das Trevas, em que os papéis estão invertidos e Superman ouve o batimento cardíaco do Batman.

Conclusão:

Como podem ver, algumas pequenas mudanças no filme justificariam as atitudes e motivações dos personagens, facilitando o entendimento tanto para os fãs como para o público comum que não tem tanto conhecimento sobre os personagens.

E você concorda com as mudanças sugeridas? O que você alteraria no filme? Comente abaixo! =)

Like what you read? Give Paulo Eduardo Prazeres a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.