Já PAROU pra pensar? Eu já!

A natureza desperta nossa habilidade natural de parar pra pensar.

Já parou pra pensar como a gente não para pra pensar? Eu já. É espantoso como a gente não para pensar, pra refletir, pra repensar, pra questionar. Vivemos sempre no piloto automático, só vendo as coisas acontecer, encara a vida com um pensamento totalmente passivo. Acredito que não deveríamos viver assim.

Quando você está no piloto automático, não está com as mãos na direção.

A gente sente atualmente uma urgência de estar ocupado, de tá fazendo alguma coisa 100% do nosso dia. Não para pra pensar no futuro, no passado, nos nossos sonhos. Ou então pra questionar algum padrão. O que a gente não percebe é que estar ocupado não quer dizer ser produtivo. Se você ficar se ocupando apenas com amenidades e entretenimento, em que isso está contribuindo na sua vida?

Quando foi a última vez que você parou pra pensar por que estuda o que estuda? Por que está trabalhando no que está trabalhando? Por que os políticos são tão corruptos? Por que minha saúde não tá tão boa? O que eu quero pra esse ano? Tudo começa com essa atitude de você parar pra pensar.

Esse papo de parar pra pensar parece ser coisa de filósofo, de pensador. E é mesmo. Filósofo em grego é literalmente o amor pelo saber, quer uma habilidade mais intrínseca a nós humanos do que a busca pela sabedoria. É algo tão relativo ao nosso ser que somos os únicos animais em todo mundo que possui a capacidade de pensar, imaginar, de ser um filósofo.

E como se para pra pensar?

Corte suas distrações, principalmente visuais. Você já parou pra pensar como sempre crianças, seres totalmente ativos, questionadores e muitas vezes incontroláveis, são facilmente distraídas por desenhos e ficam totalmente inertes? Como a gente assiste a uma novela, ou uma série e fica assistindo ali na sala totalmente passivo?

Pois bem, parar pra pensar não quer dizer apenas ficar parado olhando pro teto ou pro céu, apesar de que esse é um dos jeitos de se parar pra pensar. Você pode muito bem parar pra pensar enquanto faz uma caminhada, enquanto tá dirigindo no carro ou até mesmo tomando um banho. Já parou pra pensar como muitas vezes vamos dormir e nossa cabeça começa a pipocar ideias a mil por hora? Não é à toa, é o único momento que você PAROU, consequentemente começa a pensar.

Particularmente os melhores meios que acho para parar pra pensar são:

  • Escutando um podcast
  • Dirigindo o carro
  • Lendo um Livro
  • Pensando em algo enquanto escrevo em uma folha em branco
  • Quando me deito pra dormir

Não ache loucura ou perda de tempo parar pra pensar, tenha certeza que essa é a habilidade mais humana que você pode ter.

https://soundcloud.com/joelson-fernandes-2/parar-o-tempo