O impacto das mídias digitais na Publicidade

Todo caminho novo vem acompanhado de novos desafios. Na Publicidade não seria diferente. O impacto das mídias digitais no modo em que os publicitários devem pensar a publicidade, talvez apresente-se como um dos maiores desafios já enfrentados pelo segmento. Em períodos de grandes transformações podem ocorrer mudanças profundas em todas as esferas do comportamento humano, até nos hábitos de consumo, e um dos papéis do publicitário é atender os desejos do consumidor, baseado nesses hábitos.

Hoje o consumidor pode tudo, está cada vez mais ativo e participante. Até as mídias tradicionais, como jornais, rádio e TV; renderam-se à mídia digital, promovendo uma grande interação com o público através da Internet. A convergência é digital e parece irreversível.

Na mesma velocidade das mudanças, caminha a Publicidade. As agências já não são mais como há 5 anos e não serão como hoje, em 5 anos. Mesmo que haja uma similaridade entre o conteúdo “tradicional” e o digital, não se pode simplesmente transferi-lo de um meio para o outro, é preciso repensa-lo.

Pôde-se presenciar, nos últimos anos, grandes transformações nas relações de consumo, com uma interação maior entre clientes e empresas, a chamada Web 2.0. Um dos primeiros casos, de 2009, foi o de uma companhia aérea americana e um cantor, que terminou em grandes transformações no atendimento aos clientes nos EUA e no mundo. Veja em: http://bit.ly/UABreaksGuitars (em inglês).

Mais recentemente há o surgimento da Web 3.0, que compreende a personalização dos conteúdos da Internet especificamente para cada usuário, baseada na grande quantidade de dados (Big Data) gerada pelos serviços disponíveis na rede.

Está aí o grande desafio da Publicidade hoje na era digital. O publicitário precisa reinventar-se para que seu conhecimento não seja “substituído” pela simples automação computacional da publicidade, gerada pelo uso desses dados. Cabe a ele, estudando e especializando-se, desenvolver novas maneiras de utilizar e compreender o Big Data, que impacta hoje a maioria dos negócios em todo o planeta.

Esse é um resumo do texto em PDF disponível para download em: http://bit.ly/MidiasDigitaisEPublicidade