O meu Despertar, a Mudança em mim!

Este texto vem para informar o motivo pelo qual optei por criar o blog “O Despertar”, assim como os novos perfis no Facebook e Instagram. E claro, para sanar as dúvidas dos amigos pessoais que perguntam sobre estes.

O Despertar da Consciência é um processo diretamente ligado ao autoconhecimento e ao amadurecimento pessoal, os quais não possuem prazo de validade e vão acontecendo enquanto damos espaço e demonstramos interesse. Tudo isso está relacionado ao meu encontro com um tipo de tratamento que vem me garantindo qualidade de vida e o redescobrimento do EU, a Psicoterapia ou, como outros chamam, Psicanálise.

Procurei por esta ajuda, pois me vi em um momento da vida onde nada mais me satisfazia, nada me trazia prazer ou felicidade. O emprego estava péssimo, a vida pessoal foi prejudicada, não sabia mais se investia na minha carreira ou se mudava de área, não concordava com alguns padrões sociais, o meu país me adoecia, etc. Tive praticamente uma overdose de pensamentos negativos e questionamentos que não me deixavam mais em paz. Tudo estava desconectado! Acordava, andava, trabalhava, tomava banho, preparava a comida, assistia tv, dentre outras inúmeras atividades do dia a dia sem atenção alguma no que estava fazendo. Quando olhava para o relógio, já era a hora de dormir, mas nem mesmo neste momento os pensamentos cessavam. Na verdade, eles iam tomando proporções ainda maiores e desencadeando outros ainda mais negativos. A mente vagava entre eles e fazia com que sentimentos ruins viessem à tona. Entrei em uma espiral que parecia não mais parar de rodar. E pior, sem compreender ou conseguir sair deste pesadelo. Com isso, há uma queda de imunidade e nosso corpo começa a ter reações também. Como na vida, nada acontece por acaso, conheço pessoas maravilhosas que além de se tornarem meus alunos, se tornam também amigos. São eles: João Santos, Flávia Diniz e Rosy Ribeiro Capella. Esta última foi quem me ligou com a Terapia.

A Terapia me ajudou e ainda me ajuda em inúmeras questões. Mas além dela, passei a praticar e a ter contato com a Yoga. Da Yoga fui para a leitura de livros sobre Mindfulness e dei início a prática da Meditação. Este foi, então, o elemento responsável pelo meu Despertar. Hoje, tenho como objetivo levar este aprendizado e estas práticas a outras pessoas que possam estar atravessando processo parecido. E o mais gratificante é ver que em dois dias de publicação do Blog e dos perfis nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Medium) tenha alcançado um número significativo de amigos, os quais passarei a chamar de Colaboradores. Sou mais grato ainda pelas mensagens de carinho, agradecimento e de ajuda que têm chegado até mim.

Ressalto, aqui, que não sou “ainda” um profissional na área. O meu objetivo é compartilhar as experiências que me trouxeram benefícios e maior qualidade de vida com todos vocês. Esta troca é necessária e muito valiosa. Conto que projetos estão sendo desenvolvidos e a participação de todos é fundamental. Há muita energia sendo depositada e trabalhada para que os resultados sejam positivos e alcancem a cada um de vocês.

Gratidão eterna!

Paulo Filho