iPhone: o smartphone que deve servir de exemplo para qualquer negócio

Lições que qualquer empresa deve aprender com a Apple, líder em lucro no segmento de smartphones, para criar estratégias bem sucedidas.

Credibilidade

Fundada em 1976 por dois Steve’s (Jobs e Wozniak), a Apple surgiu com o objetivo de criar soluções que pudessem mudar a vida de seus usuários. Essas soluções tinham como base produtos já existentes, que poderiam ser aperfeiçoados trazendo inovações ao mercado.

A empresa se tornou sinônimo de qualidade, inovação e desejo. O vislumbre de seus comerciais metafóricos e eventos transmitidos ao vivo mundialmente, com a presença de veículos de imprensa e fãs adoradores dos produtos da empresa.

Design

Não só de grandes eventos e inovações se vive um empresa. As possibilidades que o desenvolvimento tecnológico abre e as previsíveis atualizações de componentes eletrônicos que se vão ano após ano, o design sem dúvidas é forma com a qual um produto pode se reinventar sem necessariamente ter algo sur-pre-en-den-te-men-te novo.

As novas formas de se comunicar com o público e as mudanças na estética visual ao longo do tempo, cria a necessidade de se adequar ou propor novos conceitos de design. A empresa que acompanha ou ainda se antecipa, consegue surpreender seus clientes com propostas inteligentes e visualmente “bonitas”.

Nomes próprios

A Apple nomeou seu serviço de vídeo chamada como “Facetime”

Algo muito bem utilizado pela empresa é aprimorar serviços e funções e nomeá-las como exclusivas. Assim, enaltecem suas vantagens e servem de estratégia para atualização e lançamento de novos produtos.

Ecossistema

Smartphones, tablets, mouses, computadores de mesa, laptops, tocadores de música, softwares, serviço de streaming… São inúmeras as opções no ecossistema da maçã. Não à toa, dizem os “fandons”, ao comprar um produto da Apple você passa a adquirir um novo estilo de vida.

De fato, ter um dispositivo capaz de se comunicar com outros de forma intuitiva e sem gambiarras é um diferencial que poucas empresas podem se orgulhar em ter. Produtos de extrema qualidade que foram concebidos para preencher todas as lacunas de nossas necessidades e outros que ainda estão por vir.

Novidades a cada ano

Worldwide Developers Conference — Evento anual com transmissão ao vivo direto do vale do silício.

U m dos principais diferenciais da empresa (e talvez o seu maior carma) é apresentar novidades todo o ano. Seja na criação de novos dispositivos, novas funções exclusivas que possam surpreender seus usuários e, que por muitas vezes, podem decepcionar.

Uma estratégia muito bem utilizada é justificar a falta de um espaço maior, câmera mais potente ou falta de algo que já foi criado através da teoria da adaptabilidade ao ecossistema. Com uma câmera de 8 megapixels temos maior qualidade do que a concorrência com seus parrudos 32 megapixels.

A Apple consegue trazer novidades para produtos que já estão a tempos no mercado, desbloqueando novas funções ou aprimorando as que já haviam sido criadas. No mesmo passo, torna evidente a necessidade da troca por um produto que possa acompanhar tais atualizações.

Suporte

Seu iPhone apresenta irregularidades no funcionamento? Entre em contato com o suporte avançado da Apple através de um bate-papo online no site da empresa ou solicite contato por telefone. Um atendente simpático, e sem o gerundismo comum a outros serviços de pós-venda, lhe dará orientação de como solucionar o seu problema.

O seu aparelho está fora da garantia? Não tem problema. Com vários artigos de suporte mantidos e solucionados por uma comunidade de usuários poderão lhe trazer a resposta. Não foi suficiente? Você pode agendar um horário na loja ou centro de suporte mais próximo ou ainda enviar o seu aparelho para revisão. Caso o problema não tenha solução, você pode solicitar a troca do seu aparelho pagando um valor fixo.

Nenhuma outra fabricante de smartphones (e até de qualquer outro eletrônico) tem serviço semelhante sem que você seja obrigado a ter uma garantia de 12 meses ou uma garantia estendida e, ainda sim, não possuem a mesma qualidade e eficiência na solução do problema.

Preço

A empresa que sempre foi sinônimo de inovação e qualidade, de longe representava preços baixos. Já na década de 80 os preços eram exorbitantes, o computador avançado Lisa custava cerca de 10 mil dólares.

Produtos de poucas possibilidades de personalização justificadas pela segurança, obrigam o usuário a comprar produtos sempre originais e submeter-se apenas à assistência técnica autorizada e especializada.

No Brasil infelizmente os preços são altamente inflados, resultado de uma política de impostos para produtos importados, além do cartel de empresas que se deliciam com a alta demanda por produtos da Maçã, inclusive a própria.

Uma porta de mercado é aberta, com pessoas que viajam frequentemente ao exterior e trazem consigo aparelhos que são comercializados com valores inferiores aos cobrados pelo varejo. Aparelhos usados tem pouca defasagem e podem ser vendidos a valores suficientes para garantir o upgrade no próximo lançamento.

Qualidade, segurança e desejo têm o seu preço, mesmo que sejam em 24 vezes sem juros.