Resumo do artigo:

LIMA, Tiago de. Uma análise de soft skills na visão dos profissionais da engenharia de software. 2018.

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa que levantou a importância de soft skills e quais possuem maior impacto no desenvolvimento de carreira e em atividades diárias, a partir da percepção de profissionais dessa área. Os resultados mostraram que esses profissionais entendem que as soft skills possuem alto impacto no desenvolvimento de suas carreiras e em suas atividades diárias. Porém, não existe uma preocupação maior com o desenvolvimento delas, quando se considera a amostra dessa pesquisa.

Contribuição do artigo:

  1. Uma análise da importância do soft skills sob o ponto de vista de profissionais da área de Engenharia de software. …


Resumo do artigo:

FITZGERALD, Brian; STOL, Klaas-Jan. Continuous software engineering: A roadmap and agenda. Journal of Systems and Software, v. 123, p. 176–189, 2017.

Abstract:

O artigo apresenta um agenda para a Engenharia de software contínua que visa unir negócio, desenvolvimento e operação de forma contínua como, ocorre no DevOps.

Contribuição do artigo:

  1. BizDev: necessidade de realizar integração contínua entre negócio e desenvolvimento da mesma forma que ocorre no DevOps.
  2. Um arquitetura conceitual para engenharia de software contínua que promove a evolução da organização de forma adequada a sua necessidade.

Resumo:

De acordo com os autores, para que as empresas promovam a inovação e evolução dos seus negócios é necessário implementar os conceitos de Engenharia de software contínua, conforme pode ser visto na figura abaixo. …


Resumo do artigo:

Karvonen, Teemu & Lwakatare, Lucy Ellen & Sauvola, Tanja & Bosch, Jan & Olsson, Helena & Kuvaja, Pasi & Oivo, Markku. (2015). Hitting the Target: Practices for Moving Toward Innovation Experiment Systems. Lecture Notes in Business Information Processing. 210. 117–131. 10.1007/978–3–319–19593–3_10.

Abstract: O artigo apresenta um novo estudo sobre o modelo Stairway to Heaven (StH). Nesse estudo os autores apresentam as pontos chaves e barreiras para evoluir uma empresa de desenvolvimento do modelo tradicional para um modelo orientado a dados.

Contribuição do artigo:

  1. Os autores fornecem os pontos chaves e barreiras para implementar os modelos ágeis em empresas de desenvolvimento. …


Resumo do artigo:

SPIEGLER, Simone V.; HEINECKE, Christoph; WAGNER, Stefan. Leadership gap in agile teams: how teams and scrum masters mature. In: International Conference on Agile Software Development. Springer, Cham, 2019. p. 37–52.

Abstract: O artigo apresenta um estudo na Robert Bosch GmbH que visa saber quais os tipos de papéis que um Scrum Master assume e como esses papéis podem ser transferidos para a equipe e como isso aumenta a maturidade dessa.

Contribuição do artigo:

  1. Os autores fornecem os diferentes papéis que um Scrum Master desempenha ao longo do amadurecimento da equipe ágil
  2. Os autores apresentaram um processo simples (3 etapas) para transferir os papéis desempenhados pelo Scrum Master a equipe ao longo do…


Este artigo é um resumo do artigo abaixo:

RAMIREZ-MORA, Sandra L.; OKTABA, Hanna. Team maturity in agile software development: the impact on productivity. In: 2018 IEEE International Conference on Software Maintenance and Evolution (ICSME). IEEE, 2018. p. 732–736.

Abstract

O Artigo descreve como o grau de maturidade da equipe pode influenciar na produtividade em um processo de desenvolvimento de software utilizando métodos ágeis. O estudo usou o Mapeamento Sistemático para responder a seguinte questão: Quais são os fatores que afetam a produtividade no Desenvolvimento de Software ágil?

Contribuições do artigo:

  1. O estudo da maturidade de uma equipe na produtividade do processo de desenvolvimento ágil.
  2. A identificação das características que definem a maturidade de uma equipe e como essas podem ser utilizadas para melhorar a produtividade no desenvolvimento de software ágil. …


Recuperando um texto velho e atual de 2015

Muitos nos perguntam qual o segredo do LEDS? Afinal, como conseguimos fazer os alunos estudarem mais na faculdade, trabalharem em projetos, apresentarem palestras, ministrarem cursos e ajudarem os colegas do IFES em um problema no seu TCC ou em um projeto integrado. A resposta é simples: Ajudamos eles a descobrirem a Força!

Claro que estamos falando de uma metáfora que escolhemos para orientar nossos trabalhos no Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas (o LEDS). A escolha de uma metáfora orientadora nos ajuda a apresentar o sistema de trabalho a todos envolvidos nele de uma maneira mais rápida, clara, eficiente e divertida. As regras, organogramas e fluxogramas, embora existam, podem ser tratados de maneira mais lúdica, leve e criativa, e com muitos ganhos para a produtividade das atividades do laboratório. …

About

Paulo Sérgio Santos Júnior

Somente criamos projetos inovadores … criando pessoas inovadoras.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store