Imagine as cenas enquanto lê esse texto.

Image for post
Image for post
Pixabay

Numa pequena cidade da Itália, um pequeno restaurante era famoso pelo seu Macarrão a Carbonara. Turistas do mundo todo visitavam esta cidade para almoçar no restaurante do chef Gino. Gino era da terceira geração de chefs e aprendeu a fazer o molho a la carbonara com sua avó e aperfeiçoou o ritual da receita com seu pai, e repete exatamente a mesma receita a décadas.

A receita era muito simples. Os ingredientes eram macarrão cozido, 5 ovos, bastante bacon e queijo parmesão ralado. Os fornecedores eram produtores locais bastantes conhecidos. A receita estava dominada e não tinha erro. Sempre ficava muito boa. …


Uma Startup é uma instituição que opera na extrema incerteza — Eric Ries.

Image for post
Image for post
Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Cenário de Extrema Incerteza!

É exatamente isso que está acontecendo com todas as organizações, e entre elas escolas e universidades. Estamos vivendo, e ainda não sabemos por quanto tempo vamos viver, na era da incerteza.

A velha cartilha de gestão, as fórmulas prontas vendidas pelos badalados MBAs, e muitas verdades dos gurus da administração, já não servem mais para este novo tempo. Tudo que foi desenhado para ser bem sucedido no século XX, fracassará nesta nova era de incerteza.

A pandemia vai fazer a maior seleção natural da história no mundo dos negócios. …


Documento original: Download PDF

Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Harvard e OCDE, 1,2

Image for post
Image for post
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

Resumo 1. 30 de março de 2020

Autores:
Fernando M. Reimers, Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Educatio,
Andreas Schleicher, Directorate of Education and Skills, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

1 Tradução para o português por Raquel de Oliveira, FGV EBAPE CEIPE. Revisão por Teresa Pontual e Claudia Costin, FGV EBAPE CEIPE.

2. Comentários de Paulo Tomazinho, Meta Aprendizagem/UNIPAR

Meus grifos e comentários sempre estarão destacados no texto por letras em negrito e uma tarja vertical a esquerda do texto, para não interferir na originalidade do texto dos autores e tradutores. …


Prof. Paulo Tomazinho — Doutor em Educação

Estou assustado!

Image for post
Image for post
tyler-van-der-hoeven

É compreensível que no curso de uma pandemia todos fiquem um pouco perdidos, desorientados e como eu, assustado. O ser humano não gosta de imprevistos, é natural ao ser humano buscar a zona de conforto, o previsível, o estável.

Um vírus virou um cisne negro (1) avassalador. Em poucos dias o que era um surto de gripe na China atingiu todo o mundo. Uma pandemia com consequências inimagináveis em pleno século 21.

Mas o que mais me assusta é a forma como as escolas e universidades estão reagindo a este problema. É compreensível que não tivemos tempo para planejar uma solução educacional remota. Nunca pensamos na possibilidade dos nossos alunos e professores não poderem vir até às nossas salas de aulas. …


Espera-se que cada vez mais os educadores empreguem uma variedade de ferramentas baseadas em tecnologia, como recursos digitais de aprendizado e material didático, e participem de discussões on-line e autoria colaborativa.

Além disso, eles têm a tarefa de alavancar metodologias ativas de aprendizado, como aprendizado baseado em projetos e problemas, instruções por pares, ensino baseado em equipes, ensino baseado em consenso, cases e educação maker e aprendizagem criativa.

Essa mudança para o aprendizado centrado no aluno requer que os professores não apenas transmitam o conteúdo e informação, mas que ajam como guias e facilitadores do aprendizado.

Somando-se a este desafio está a evolução da aprendizagem através do aumento da educação baseada em competências, que personaliza ainda mais a experiência acadêmica para as necessidades dos alunos. …

About

Prof. Paulo Tomazinho

Eu ajudo escolas e IES a implementar METODOLOGIAS ATIVAS e a fazer a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ÁGIL com base nas melhores práticas e evidências científicas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store