5 dicas para fazer seu cachorro e seu gato serem melhores amigos

Juntar cães e gatos em um mesmo ambiente pode ser um desafio para os amantes de animais. As duas espécies apresentam personalidades e comunicações distintas, o que pode dificultar a relação. Por exemplo, um cão balança a cauda quando se sente feliz, enquanto gatos costumam sacudi-la quando estão nervosos.

No entanto, esses animais conseguem viver juntos em perfeita harmonia e para ajudar você e sua família nesta missão, separamos 5 dicas para fazer seu cachorro e seu gato serem melhores amigos.

1) Prepare a apresentação

O ideal é que a introdução do novo integrante, seja ele cão ou gato, seja de forma gradual, com ambos ainda filhotes. Se isso não for possível, sem problemas, dê a chance aos animais de serem reapresentados!

Mantenha o cão e gato separados nos primeiros dias, misturando apenas seus cheiros enquanto acaricia um e depois o outro. Experimente alternar o local onde os animais ficam e alimente separando-os apenas por uma porta, isso obriga que se acostumem com o cheiro e a presença do outro animal.

2) Tenha paciência

Dificilmente seu cão e gato serão almas gêmeas do dia para a noite. É preciso paciência para que esta tarefa seja bem sucedida, dando tempo e espaço a eles. Mantenha-os separados principalmente enquanto não estiver em casa para evitar que se machuquem em eventuais brigas. A probabilidade de que cães e gatos sejam infelizes é muito maior se você forçá-los a conviverem juntos.

3) Inicie a convivência

Os primeiros contatos devem ser na presença do dono, quando os pets estiverem relaxados. Segure um deles no colo, ou mantenha o gato em uma gaiolinha e o cachorro preso a uma coleira. Não é necessário contato físico entre eles, apenas que se acostumem com a presença do outro.

Com o passar dos dias, quando os animais estiverem mais à vontade, solte o gato enquanto o cão continua na coleira. Após um tempo, ele deverá se acostumar a não correr atrás do felino e poderá ser solto também. Lentamente, aumente a duração dos encontros entre eles.

4) Dê amor e petiscos

Assim como nós, os animais sentem ciúmes quando observam a atenção do seu dono sendo dividida com outro peludo. Por isso, é importante dar a mesma quantidade de carinho para que os dois se sintam amados da mesma forma. Outra forma de dar atenção é recompensá-los com petiscos quando se comportam corretamente na presença do outro animal. Isso fará com que eles associem sentimentos prazerosos em relação ao amigo.

5) Mantenha cada um no seu quadrado

Com o tempo, você pode achar que seu cão e gato aprenderam a se tolerar e com muito trabalho e um pouquinho de sorte se tornaram amigos. É importante manter o bom senso e oferecer aos animais um espaço só deles. Por isso, mantenha um local para o gato fora do alcance do cão, pois, geralmente, os gatos só atacam quando se sentem encurralados.

Com essas 5 dicas para fazer seu cachorro e seu gato serem melhores amigos você estará mais confiante e passará mais segurança aos seus animais. De qualquer forma, é importante estar atento ao comportamento de ambos e aos sinais de possíveis brigas. Boa sorte.

Deixe seu comentário abaixo!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.