Entenda tudo sobre o nascimento dos dentes do seu bebê

Para as mamães de primeira viagem, o nascimento dos dentes do bebê pode causar muitas dúvidas e aflições. Os questionamentos são frequentes: Quando começarão a nascer? Quais serão os sintomas? Como aliviar a dor durante esse período? Como higienizar corretamente?

Respondendo às perguntas e ajudando você a enfrentar essa fase junto com seu filho ou filha, preparamos um guia super prático com dicas e informações. Confira!

Quando nascem os primeiros dentes de um bebê?

O nascimento dos dentes é uma passagem que se estende pelos três primeiros anos da vida de uma criança. Os primeiros dentinhos aparecem ainda quando bebês, entre os 4 e 12 meses. Vale lembrar que esse é um prazo médio que varia de acordo com os fatores biológico de cada um.

Existe uma ordem para o nascimento dos dentes de leite?

Como explicado acima, assim como o tempo para o nascimento, a ordem dos dentes também pode variar de acordo com fatores biológicos. De acordo com as observações e pesquisas de especialistas, a ordem mais realista que indica o nascimento dos 20 dentes de leite é:

1. Incisivos inferiores (dentes da frente): Entre os 5 e os 12 meses.
2. Incisivos superiores (dentes da frente): Entre os 7 e os 10 meses.
3. Laterais superiores e inferiores (vizinhos dos dentes da frente): Entre os 9 e os 12 meses.
4. Primeiros molares superiores e inferiores : Entre os 12 e os 18 meses.
5. Caninos superiores e inferiores: Entre os 18 e os 24 meses.
6. Segundos molares inferiores e superiores: Entre os 24 e os 30 meses.

Quais são os sintomas relacionados ao nascimento dos primeiros dentes?

Sintomas ligados à erupção dos dentes são famosos, entre os principais estão: irritabilidade, inchaço e sensibilidade na gengiva, excesso de saliva (que pode irritar a pele ao redor da boca), necessidade de mastigar objetos, problemas para dormir, aumento na temperatura corporal e diarreia leve.

O estresse associado ao nascimento dos dentes também pode baixar a imunidade dos bebês, deixando-os mais vulneráveis às infecções. É preciso estar atenta para não associar uma doença mais séria ao nascimento dos dentes, buscando opinião de um profissional em caso de dúvidas.

Como aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes?

Durante o processo, é importante oferecer ao bebê mordedores para aliviar o desconforto na gengiva. Uma ótima dica é colocar o brinquedo por alguns minutos na geladeira, dessa forma o gelado ajudará a aliviar o inchaço. Outra prática é massagear as gengivas do bebê com a ponta do dedo bem limpa. O alívio será temporário, mas com certeza seu bebê ficará agradecido pelo toque.

Se nenhum dos métodos acima funcionar, você pode consultar o pediatra que poderá receitar algum analgésico ou pomada tópica para alívio dos sintomas. Uma vez que a prescrição depende da idade e peso do bebê, lembre-se de nunca medicá-lo por conta própria.

Como higienizar os dentes de um bebê?

Quando os dentes aparecem é preciso mantê-los limpos. Para escovar os dentes do seu bebê utilize gazes ou dedeiras de silicone e um creme dental sem flúor. Esses materiais são próprios para isso então, não é preciso ter medo de esfregar a gengiva do bebê, mesmo em áreas que ainda não possuem dentes. O uso da escova de dente deve ser introduzido quando os dentes do fundo já tiverem nascido.

Pronto! Agora você já se sente mais preparada para lidar com o nascimento dos dentes do seu filho. Lembre-se de que essa é uma fase muito importante, e é fundamental que você e ele se sintam seguros sem esquecerem a diversão!

E você, como está lidando com as novidades da maternidade? Deixe seu comentário!

Like what you read? Give Paula Belleza a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.