70 Milhões de Euros.
O mundo do futebol teve um impacto grande ao saber que Alvaro Morata irá assinar com o Chelsea para a temporada 2017/2018. O atacante espanhol de 24 anos já tem diversas medalhas como jogador profissional (duas UEFA Champions League, uma Supercopa da UEFA, um Mundial de Clubes da FIFA, duas vezes Campeão Espanhol, duas vezes campeão da Copa do Rei, duas vezes campeão da Taça da Itália e duas vezes campeão do Campeonato Italiano). Um currículo que qualquer jogador com 24 anos desejaria ter. Mas será que ele vale tudo isso?

Assim que Morata saiu do Real Madrid para a Juventus, ele custou £20m aos italianos. Na época, ele tinha 22 anos e era uma grande promessa do futebol espanhol. Saiu do Real Madrid com 35 jogos e balançando as redes em dez oportunidades. Um número um tanto quanto baixo pra uma promessa. Na Juventus, ele teve bons números (63 jogos e 15 gols) o que despertou o interesse do Real Madrid em ter o jogador novamente em seu plantel, já que no contrato dele tinha um cláusula que caso os merengues o quisesse de volta, tinham que desembolsar £30 milhões. £10 milhões a mais que na primeira venda.
Na volta à Madrid, Morata manteve seu alto desempenho e ajudou os Merengues com 15 gols em 26 partidas. Agora, parte para Londres onde assinará com o Chelsea por incríveis £70 milhões, £50 milhões a mais que na primeira venda e £40 milhões a mais que na segunda.
Morata não vale isso tudo. Nem por estatísticas, muito menos por futebol. O problema é a inflação. Quando o telefone de algum time toca e eles escutam um sotaque inglês, um jogador que vale £10 milhões, automaticamente ele valerá £40 milhões. Isso é ruim, por mais que tenhamos cada vez mais clubes-empresas, cotas de TVs gigantes, etc. Um clube como Crystal Palace, West Brom, entre outros, já tem sua dificuldade no mercado pelo seu tamanho, com o mercado assim, só piora a situação e pagar £70 milhões em num jogador de apenas 24 anos, só piora a situação.
A coisa já está feia e só vai piorar e só vai acabar quando os clubes se derem conta que estão torrando dinheiro ou quando a Premier League parar de injetar tanto dinheiro assim. Que Morata tenha sorte na sua carreira e que um dia, realmente consiga valer £70 milhões.
