Foto real de um momento no qual o Espírito Santo desceu como línguas de fogo em Moçambique https://dancinginthedarkness.wordpress.com/page/20/

PAPO BOM

OU

PAPO RUIM?

"Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."
Atos 2:1–4

Já notou que a descida do Espírito Santo não foi precedida de uma oração fervorosa? Ou de um longo jejum, ou de uma campanha de Ou de práticas religiosas?

Primeiramente, o que é religião?

Religião significa Religar; ou seja, o religar dos homens que buscam alcançar o criador.

Isso é o religar, varias religiões, são várias formas de se religar; PORÉM, só existe uma verdade e uma forma de se religar a Deus (o único Deus)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim."
João 14:6

Partindo disso, o que seria uma prática religiosa?

Práticas religiosas, seriam então atitudes que deveríamos fazer para nos religarmos com o Criador, e único, Deus. Paulo fala muito disto no Livro de Gálatas.

Os Gálatas haviam sido instruídos na palavra de Deus, por intermédio de Paulo, e este os havia ensinado o verdadeiro evangelho. Porém, algumas pessoas, haviam se infliltrado dentro da igreja e então começado a pregar que só havia justificação pela Lei, e não de outra forma.

Existe aqui um ensino errado, da parte de muitos pastores e ministros atuais, que creem que a Lei é ruim!
Não, como poderia isto, se o próprio Paulo diz que a Lei é boa? O que Paulo estava condenando aqui era o legalismo da Lei. Legalismo, é a prática religiosa, de crer que só há salvação no cumprimento da Lei, e, o próprio Paulo, diz que isso é uma má interpretação de Levíticos 18:5 que diz

"Quem praticar essas coisas por ela viverá"

Portanto, a lei é boa, e nos foi (e ainda é) como um manual de coisas que agradam ou não a Deus.

Mas então, não vivemos mais o tempo da Lei, e sim o tempo da graça? Sim, mas quem foi que disse que houve tempo da Lei? Ela nos serviu de Tutor, e não como método de salvação.


Rabinos, um pouco antes de Jesus, diziam o seguinte:

"613 leis foram comunicadas a Moisés: 365 “não-fazeres”, correspondendo ao número de dias no calendário solar e 248 “fazeres” correspondendo ao número de membros (ossos) no corpo humano.

Davi veio e reduziu eles a 11, como está escrito:


SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
I. Aquele que anda sinceramente, e
II. Pratica a justiça, e
III. E fala a verdade no seu coração.
IV. Aquele que não difama com a sua língua,
V. Nem faz mal ao seu próximo,
VI. Nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
VII. A cujos olhos o réprobo é desprezado, mas
VIII. Honra os que temem ao Senhor;
IX. Aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
X. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura,
XI. Nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Salmos 15

Isaías veio e reduziu eles a 6:


I. O que anda em justiça,
II. E o que fala com retidão;
III. O que rejeita o ganho da opressão,
IV. O que sacode das suas mãos todo o presente;
V. O que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue
VI. E fecha os seus olhos para não ver o mal.
Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.
Isaías 33:15,16

Miquéias veio e reduziu eles a 3, como está escrito:


Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti,
I. Senão que pratiques a justiça,
II. E ames a benignidade,
III. E andes humildemente com o teu Deus
Miquéias 6:8

Novamente, veio Isaías e reduziu elas a 2:


Assim diz o SENHOR:
I. Guardai o juízo,
II. e fazei justiça
Isaías 56:1

Amós veio e reduziu elas a uma:


Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.
Amós 5:4

Para isso, R. Nahman B. Isaac objetou, dizendo que não poderia ser, buscai-me observando toda a Lei e vive — Mas foi Habacuque que veio e baseou elas todas em um único princípio, como está escrito:


O justo viverá pela fé.
Habacuque 2:4

Referência: Babylonian Talmud — Tractate Makkot 23b-24a


Nunca houve tempo da lei; caso assim houvesse, como seriam salvos Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Jó e assim por diante?

O que então significa o tempo da graça?

Significa que temos livre acesso a Deus, e não o tinhamos antes, porque o pecado era nosso carrasco, e hoje já não é mais pelo poder de Jesus. O Sumo-Sacerdote só entrava na presença de Deus sem pecados; se estivesse em pecado morreria na hora. Assim seriamos nós ao tentarmos entrar na presença de Deus se não houvesse o sacrifício de Jesus, mas por este sacrifício de Jesus, obtivemos a GRAÇA de Deus, fomos libertos das amarras do pecado, e temos acesso a Deus GRATUITAMENTE, de GRAÇA sem merecermos e nem devermos nada para entrar na Sua Santa presença!

Isso também não significa que Deus age com mais graça hoje do que agia antigamente, ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Quem RECEBE mais graça somos nós, Ele sempre esteve disponível.

Não somos salvos porque obedecemos a Lei,
obedecemos a lei porque somos salvos.

Quem ama, obedece.

Portanto entendendo todas essas questões sobre a Lei, a religiosidade e a religião, quero te levar a pensar que não é ficar sobre seus joelhos durante 3 horas seguidas de forma vã e sacrificial que vai te levar a ter alguma experiência com Deus, mas é o fato de ter relacionamento com Ele. Abraão foi amigo de Deus porque se relacionava com Ele, assim como João, que fora o discípulo amado de Jesus, porque tinha intimidade com Ele.

Quero concluir dizendo que os discípulos que estava ali foram batizados durante uma CONVERSA e não durante uma oração — veja bem, não estou desmerecendo a prática de orar, obviamente — , eles estavam em uma festa (o pentecostes ou do hebraico shavuot) mas o que realmente chama a atenção é que ter conversas saudáveis, e não perder o seu tempo falando bobagens, é no que Deus realmente está interessado.

Será que ao nos reunirmos com irmãos da congregação, temos investido tempo nas conversas que edificam ou nas conversas que não levam a nada?

Insira Deus no seu dia a dia, em cada momento, em cada conversa, em cada instante do seu dia. Tome seu café da manhã junto a Ele, converse com Ele antes de dormir, durante o banho, durante sua caminhada ou prática de exercícios! Deus busca relacionamento e não práticas ou sacrifícios!

Deus não quer você circunstancialmente, não quer que você fale com ele através de práticas legalistas, não quer que você o busque só por interesse, não quer que você "bata-ponto" na igreja aos domingos (e quando "muito espiritual" nos cultos semanais), não quer que você o invoque com interesse ou vontade nas campanhas semestrais, mensais ou semanais da sua igreja, e não quer que você o chame apenas nas adversidades, mas que compartilhe os momentos, todos eles, do seu dia a dia com Ele.

Seja natural com Deus, sem práticas forçadas, e ele derramará o sobrenatural sobre você, porque o Natural de Deus é o Sobrenatural para nós.

Jesus te ama, e eu também.
Pedro Ribeiro