As empresas precisam ser protagonistas para a sustentabilidade ambiental

Partindo do pressuposto de que as grandes empresas, principalmente elas:

1- conseguem estar em diversos locais do mundo pois possuem uma capilaridade grande

2- empregam milhares de pessoas

3- influenciam políticas públicas

4- Geram uma quantia considerável do PIB

Posso dizer que elas precisam agir como protagonistas, porque quando ela muda, gera um impacto absurdo, que vale pode valer por milhares de atos individuais por aí.

Ou isso é lógico, ou eu que estou sendo um iludido, com o exemplo a seguir: A máquina Nespresso, que vende as cápsulas com diferentes sabores de tipos de café, que vende praticidade, e que vende certo status, através das cápsulas, esteve preocupada na logística reversa e na viabilidade delas serem recicladas?

‘’Não me culpe Pedro, sou inofensiva. A culpa é sua por estar me consumindo’’

Inclusive teve caso de proibição de consumo desse tipo de material: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2016/02/22/hamburgo-bane-uso-de-capsulas-de-cafe-em-predios-publicos.htm

Mas aí você pode estar me achando um lunático, e me dizer que o problema é que as pessoas compram, se elas não comprassem não iria ter mercado….

Então, nesse caso sua teoria pode até estar certa em alguns casos específicos lidos em livros de economia que ficam com seus exemplos apenas no papel, quando na realidade nós não somos perfeitos e racionais em nossas escolhas. Se eu sou um executivo de uma empresa e vou em uma reunião e estou acostumado a tomar café todo dia (porque preciso de cafeína para seguir com minha super rotina) e tenho apenas a opção de tomar um café vindo da cápsula…E além disso, o famoso café em reuniões é um fato social, sempre perguntam se você quer um cafézinho, e muitas vezes a pessoa responde que sim, por hábito, e se esse café vier de cápsula?

Fora também as pessoas que tem esta máquina pois veem diversas vezes na TV o George Cloney dizendo que é cool ter isso.

Esse é um exemplo específico, mas pense no resto de exemplos que podemos ter, onde a empresa simplesmente fabrica algo, sem se importar com sua cadeia de produção, DESDE A MATÉRIA PRIMA ATÉ O PÓS VENDA.

Jogar a culpa no produtor e no consumidor é muito fácil

Qual a responsabilidade das empresas para as mudanças que precisamos pra ontem?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.