
Tenha controle sobre o seu tempo
Um grande problema que a maioria das pessoas enfrenta hoje é a falta de tempo, concorda? Somos bombardeados de informação por todos os lados e muitas vezes nos sentimos sufocados ao tentar acompanhar tudo que está acontecendo, e sempre falta tempo para fazermos muitas coisas, inclusive até mesmo coisas básicas, como descansar e divertir.
Tempo é algo precioso e devemos valorizá-lo ao máximo, isso com certeza você já sabe, correto? Tempo é algo que não volta; o minuto que passou ficou no passado e uma oportunidade pode ter sido deixada para trás.
Mas, se os dias continuam com 24 horas, então o que houve com o tempo que tínhamos antes?
Na era da informação que estamos vivendo, fica mais do que necessário sabermos administrar o nosso tempo, só assim para conseguirmos realizar tudo (ou quase tudo) que desejamos. Mas para isso é necessário, acima de tudo, termos foco naquilo que vamos ou pretendemos fazer. Porém, este também é um grande problema, já que atualmente existem distrações de sobra ao nosso redor, o que impede muitas vezes diretamente de alcançarmos nossos objetivos.
Então, como resolver este loop que parece eterno? Antes de dar duas dicas, deixo um ditado que casa perfeitamente sobre os dias atuais: quem muito quer, nada tem.
Matriz de Eisenhower

É uma ferramenta simples porém muito eficiente para gerenciamento de prioridades. Ela funciona como uma estrutura que nos permite visualizar quais são nossas reais prioridades, de acordo com a importância relativa e a urgência relativa de cada tarefa.
Explicando resumidamente, você deverá separar suas tarefas em: Urgente e importante, Urgente e não importante, Não é urgente mas é importante, Não é urgente e nem importante.
Garanto que essa matriz poderá te ajudar muito a administrar suas tarefas diárias se usada da maneira correta. Para que isso aconteça, deixo um link bastante completo sobre o tema https://goo.gl/4xTuHe
Técnica de Pomodoro
Essa técnica é bem conhecida na internet e você poderá adaptá-la de acordo com suas tarefas. Basicamente, ela propõe que você trabalhe em uma tarefa ininterruptamente por 25 minutos e sem distração alguma; desabilite as notificações do smartphone e trabalhe, trabalhe, trabalhe… Com isso você terá concluído um pomodoro.

Após este tempo, tire 5 minutos e faça uma pausa para descansar seu cérebro para a próxima atividade; caminhe, beba um café… A seguir, volte e pegue a próxima tarefa.
Ao concluir quatro pomodoros (ciclos) você deve fazer uma pausa maior, por exemplo, 30 minutos.
Pode parecer bastante contraditório essas pausas, certo? Mas o segredo está em manter-se focado ininterruptamente e sem distrações.
E, claro, você pode (e deve) adaptar os ciclos de acordo com seu trabalho.
Deixo a seguir alguns links interessantes sobre essa técnica:
● Aumente sua produtividade nos estudos com a Técnica Pomodoro https://goo.gl/D23rB8
● O que é a Técnica Pomodoro e como funciona? https://goo.gl/kNeSY9
● Os 3 maiores problemas da Técnica Pomodoro e como contorná-los https://goo.gl/kr8FYz
Espero que este conteúdo faça a diferença no seu dia a dia. E não deixe de comentar e compartilhar se tiver gostado :)
