Iniciando a jornada GoStack

Pedro Henrique Domingues
2 min readJul 12, 2020

--

Oi, eu sou o Pedro. Estou escrevendo essa série descrevendo meus passos no curso GoStack da Rocketseat. A ideia é escrever para acompanhar minha evolução como programador e, talvez, ajudar quem está na mesma jornada.

Neste primeiro post vou apresentar minha história na programação e relatar meus pensamentos após a conclusão dos 3 primeiros desafios.

Bom, eu tenho 26 anos e meu primeiro contato com a programação foi em 2006 aos 12 anos num curso da Microcamp (acho que toda cidade tem/tinha uma) onde aprendi sobre HTML e CSS, que, pelo que me lembro, estava no começo de sua expansão de uso sendo introduzido no HTML.

Depois disso em 2009, aos 15 anos comecei o curso técnico em eletrônica e nas disciplinas de Microprocessadores e Automação Industrial aprendi Assembly e Ladder + Blocos, respectivamente. Estas linguagens têm algo que diferem muito do JS, elas integram a lógica com o mundo físico. Por exemplo, podemos utilizar um medidor de nível para atuar numa válvula. É claro que de certa forma a lógica que aprendi se aplica para qualquer linguagem, mas o modo de pensar a linguagem é diferente.

Comparando Assembly com JS por exemplo, fico até sem palavras sobre como é mais prático trabalhar com JS. Usávamos Assembly para programar o microcontrolador 8051, então tratávamos principalmente números binários e às vezes hexadecimais. Imagine fazer uma divisão de números binários na mão… POIS É.

Por último estudei Fortran na engenharia, uma linguagem um pouco mais moderna mas que pelo que sei é muito pouco utilizada.

Em 2019 comecei o curso da Rocketseat mas após um mês tive alguns problemas profissionais e acadêmicos e acabei largando. Me mantive “antenado” nas novidades pelo youtube, vi o TypeScript crescendo na Rocketseat e depois de um ano, na semana passada resolvi retomar os estudos. Estou mais animado do que nunca para entrar de cabeça (ou de foguete) nos estudos, a nova plataforma está sensacional e sinto que com o aprendizado e os desafios estou pronto para superar os meus limites.

Os três primeiros desafios foram ótimos para relembrar o que havia aprendido no ano passado, principalmente:

  • Estado e Imutabilidade,
  • Rotas e Middlewares dentro do Express
  • Aproveitamento de código entre ReactJS e React Native
  • Renderização na mudança de Estado
  • Componentização
  • etc

Apesar de ter assistido muitos vídeos usando React Hooks, foi a primeira vez que escrevi código utilizando e achei incrível como é intuitivo e prático, nunca mais quero ver this.state na minha frente!

A aula de introdução ao TypeScript me deixou muito ansioso para começar a trabalhar com esta nova linguagem.

Amanhã começarei o nível 2, dependendo da dificuldade dos desafios, tentarei escrever um post para cada, ou agrupar mais de um por post.

Se você leu até aqui, muito obrigado por dedicar o seu tempo. Vou deixar também um feedback sobre a Rocketseat: É a melhor plataforma de ensino que já vi! Metodologia, didática, dinâmica, comunidade… Então se você está pensando em fazer este curso e está em dúvida eu te digo: pode confiar sem medo, os caras são sensacionais, principalmente o Diego.

Se quiser pode acompanhar os códigos no meu github.

Valeu :)

--

--