Retrospectiva - Rio.JS Julho 2015

Neste último sábado, no dia 18, rolou mais um meetup da comunidade do Rio.JS, lá no escritório da HE:labs. E vou te dizer: FOI FODA! A muito tempo que não tinha uma experiência tão boa em um evento. Me fez lembrar a boa época dos encontros mensais da comunidade e o motivo de eu gostar de organizar eventos.

A comunidade Rio.JS é a reunião do grupo de desenvolvedores Javascript do Rio de Janeiro. A comunidade se reune online no grupo do facebook e presencialmente em meetups e conferências. Em algum momento perdemos a conta, mas acho que esse é o 14° meetup da história. Para um grupo que começou em 2011 esse é um grande feito. Os meetups sempre tiveram uma ótima atmosfera. Pessoas compartilhando o que estão fazendo, bate papos sobre tecnologias, o mercado, formas de trabalho, etc. E dessa vez não foi diferente!

O encontro começou com uma roda de bate-papo para esquentar, onde falamos sobre tudo relacionado ao mercado de trabalho e a trabalho remoto. Esse bate-papo levou direto para a abertura do evento, onde apresentei para os novatos o que iriamos fazer no dia e como participar ativamente do encontro. E ai começaram as palestras!

o 1° foi o Rafael Fragoso com a palestra Código Modular com JavaScript. Ele falou também da experiência de ser nômade e trabalhar remoto. Despertou interesse de todos, naturalmente.

Em seguida o Afonso Pacifer falou sobre CSS Flexbox: Estruturando layouts sem gambiarras. Mostrou as magias do Flexbox e deixou todos impressionados com as possibilidades atuais para melhor construírmos nossos layouts.

Paramos para o coffee-break e lancei uma dinâmica nova para a galera. Ninguem poderia falar com alguem que já conhecesse. Isso foi uma iniciativa para as pessoas se conhecerem mais e trocarem mais ideias . Deu certo! Os papos logo começaram a fluir e tenho certeza que todos que estavam lá conheceram pelo menos mais alguem da comunidade.

Depois a Isabella Silveira apresentou Implementação de interfaces testáveis e boas práticas de testes de aceitação. Tentou trazer para a comunidade de devs front-end o costume de testar suas interfaces, apresentou todos os tipos de testes e como fazê-los.

Para fechar as palestras, o Raphael Amorim veio com a palestra Works like riot.js. Fez um grande live-coding mostrando passo-a-passo de quando usar ou não, falando sobre Virtual DOM, os tamanhos das libraries e comparação com as concorrentes.

No fim, ainda rolou um #horaextra com o pessoal que estava no WTM!

O evento superou minhas expectativas. Tivemos uma casa lotada, num espaço incrível, com palestras iradas e um público animado. Demos oportunidade para os mais novos compartilharem seu conhecimento, sem estrelismo e sem nenhuma enrolação ou atrito.

Se você estava presente, obrigado! A energia coletiva estava incrível, e isso me renovou absurdamente. Se você não estava, fique ligado. Em agosto vamos ter mais um encontro, no mesmo modelo. Eu se fosse você não perderia essa oportunidade de ganhar conhecimento e novos amigos!

Ps.: Se você quiser sempre saber dos eventos ou do que estamos fazendo, participe do grupo no facebook ou se inscreva na lista de emails!