Que tipo de desenvolvedor você deve se tornar?

Neste artigo vou falar de algumas habilidades que todo desenvolvedor deve ter/aprender, para aumentar seu valor e ter uma base bem sólida como desenvolvedor.

1- Teste seu Código

Quando falo de testes não é sobre rodar o projeto e ir clicando nos componentes de UI e verificar se tudo funciona como o esperado. Me refiro em fazer pequenos testes do seu código como, testes unitários, testes de instrumentação, e entre outros. Praticamente os testes servem para testar as milhares de possibilidades das funcionalidades do seu sistema.

2- Controle de Versão

Para ser tornar um bom desenvolvedor conhecimentos sólidos sobre ferramentas como Git, é algo que deve se conhecer e fazer bem, como beber água. Todo desenvolvedor deve conhecer no mínimo uma ferramenta para controle de versão.

O trabalho em equipe, é muito facilitado. Pessoas que talvez nem se conhecem pode colaborar num determinado projeto. Isso é muito comum nas comunidades open Source, onde todo mundo partilha seu código e deixa disponível para qualquer pessoa interessada.

Alguma das ferramentas mais populares para controle de versão hoje em dia são: Git, SVN e SourceTree.

3- Escreva código Limpo

É muito importante que um desenvolvedor escreva código legível, organizado e fácil de testar. Na fase de desenvolvimento o importante não deve ser somente alcançar resultados, mas deixar o projeto pronto para receber atualizações e futuras funcionalidades, e isso só é possível escrevendo código bem documentado, nomear de forma correta as funções e variáveis.

Por outra, é importante fragmentar seu código, evitar +90 linhas de código em uma única função. Você pode e deve criar pequenas funções que têm um único objecto e que fazem uma única coisa.

Por outra é recomendável usar algum padrão de arquitectura sempre que possível, isso para deixar projeto bem organizado e evitar código repetitivo no projeto.

4- Estude com força e divirta-se

Bem, um desenvolvedor têm de estar a par das ultimas novidades sobre as ferramentas que usa. Então, você deverá estar em pesquisa constante, estudos constantes e mais. Você deve estar confortável com isso (ou desista), então divirta-se com isso, aprenda o máximo que puder para estar em constante crecimiento.

Não leve as coisas muito a sério, tire tempo para se divertir fora disso, algumas vezes você vai precisar mesmo apanha um ar fresco.

Bónus:

“Seja positivo, divirta-se e não seja muito sério com você mesmo.”

Então é isso aí, partilhe, e escreva um comentário sobre o que achou do artigo, e se tiver alguma dúvida.