Quando as pessoas fazem Zig, você faz Zag.

A Estratégia do Silvio Santos.

Quando as pessoas fazem Zig, você faz Zag.

Sílvio Santos deu uma aula de posicionamento de marca ontem. Como você sabe sabe, todo mundo só falava na votação do impeachment da Dilma, que teve cobertura em tempo real da votação pelas maiores emissoras e canais de TV do país.

Sabendo bem da concorrência que seria, Sílvio Santos surpreendeu sua equipe afirmando que no dia não teriam alteração nenhuma na sua programação, em função da votação em Brasília. Como todas as outras emissoras estariam fazendo este tipo de cobertura, ele sabia que quem não quisesse ver aquilo dia todo iria procurar outro canal. E o SBT iria se posicionar para atender ao desejo destas pessoas, com seus programas normais de domingo, não abordando política.

Moral da história? Conseguiram um sólido segundo lugar no IBOPE, bem acima do terceiro lugar (Record), que por sinal, insiste em errar no seu posicionamento e não passar de um cópia da Globo. E cópia, como sempre digo, não decola.

O que podemos aprender com Sílvio?

Quando todos em seu mercado estiverem fazendo uma coisa, faça outra. Quebre o padrão. Está todo mundo fazendo promoção de dia da maçã? Invente uma do dia do abacate. Todo mundo diz que é coach? Diga que é especialista em XXX. Todo mundo focando no desconto? Foque na qualidade, na garantia.

Posicionamento é saber escolher o lugar certo para estar na mente das pessoas, para se beneficiar o máximo possível. E saindo da manada de seus concorrentes, fazendo o contrário do que todo mundo esta fazendo, pode ser uma maneira muito poderosa de conseguir isso.

Como diria um mentor meu:

“Quando as todo mundo fizer Zig, você faz Zag”.

E você? O que todo mundo esta fazendo no seu mercado, que você poderia fazer o contrário?