Living Offices | S02 E04 | District

Pedro Teixeira
Living Offices
Published in
8 min readJun 26, 2017

Porto, Portugal [EN version]

Office File

Empresa: District Offices And Lifestyle
Localização: Porto, Portugal
Área: 6.000 m2
Ano: 2017, Fevereiro
Capacidade: 300 pessoas

Localizado no coração da cidade do Porto, este edifício, encontra-se numa das áreas mais movimentadas da cidade, quer a nível de turismo, lazer, áreas comerciais e empresariais. Está próximo do Teatro Nacional de São João, Praça da Batalha, Avenida dos Aliados e Santa Catarina.

Existem diversos pontos de acesso a nível rodoviário: metro, comboio, autocarros ,táxis e elétrico. Edifício construído no final do século XVIII, no local onde tinha sido demolida a muralha Fernandina. Dotado de um estilo neoclássico, é caracterizado pela sobriedade da construção da época e desenvolvido em planta retangular, alongado, simétrico e com um frontão orientado a nascente para a Rua Augusto Rosa.

Encontra-se dividido em 3 pisos elevados e 2 enterrados, com presença de pisos intermédios. Este edifício já alojou diversos serviços públicos, entre os quais o Governo Civil do Porto e a PSP.

O objectivo do District é criar um conjunto de pequenos escritórios, espaços de co-work e espaços comerciais /expositores que permitam a fixação de pequenas empresas que estejam a começar a sua atividade. A oferta será completa a nível de serviços partilhados e acreditamos que poderá promover uma dinâmica muito interessante na zona em que se insere.

O valor da renda dos escritórios, inclui: internet, luz, ar condicionado, linha de telefone.

Usufruir do espaço COMMON: 4 salas de reuniões, auditório para 50 pessoas, sala workshops (aulas Yôga, exposições, etc), centro de cópias.

Usufruir do espaço CHILL: lounge para lazer, reuniões informais, sala de fumo com jogos, sala para máquinas de vending e espaço com micro-ondas para refeições.

A nível comercial, os stands e salas estão localizados nos dois átrios principais (piso 0 e 1), assim como nas salas comerciais mais próximas destes átrios.

No District existe também a oportunidade para a realização de mercados urbanos de interior, com a presença das mais variadas marcas e conceitos de comércio.

Além dos escritórios, zonas comuns e espaços de comércio e restauração, o District dispõe de espaços disponíveis para palestras, workshops, exposições, eventos, reuniões ou outras atividades.

Video: UDREAM-www.udream.pt

O espaço

Lobby

A entrada principal é muito ampla e ficamos a perceber que o District é um espaço diferente. Encontramos um quiosque, uma receção para nos guiar e um café. Daqui podemos explorar este piso ou aceder aos pisos superiores.

Aqui encontramos a sinalética que nos permite identificar os pisos do District. ELITE, EXECUTIVE, IT, MIXED, CREATIVE, CHILL, MARKET, COMMON, estes são os nomes das diferentes áreas existentes.

Salas de Reunião

O District é um espaço multi facetado e isso reflete-se nas inúmeras salas de reunião disponíveis, todas em diferentes estilos de decoração. Salas para reuniões mais pequenas, mais formais ou mesmo para receber grupos para formações, workshops ou dinâmicas de grupo. Cada inclino do District tem já no contrato horas para poder usufruir das salas.

Espaços Comerciais

Já são 10 os espaços comerciais no District, aqui podemos encontrar um pouco de tudo. Desde lojas com artigos exclusivos para lembranças ou decoração da casa, como lojas de vestuário com peças únicas à sua disposição. Existe um Cabeleireiro/Barbeiro, uma cafetaria e até um quiosque. O objectivo destas lojas é atrair cada vez mais clientes e visitantes ao espaço que se quer aberto à cidade.

Empresas

São já 50 empresas que escolheram o District como espaço para o seu escritório. Encontramos start ups e empresas mais maduras, os escritórios são decorados para mostrar a cultura e identidade de cada negócio. Nesta reportagem conhecemos melhor três destas empresas:

A Risca Marketing & Comunicação é uma agência de marketing e inovação focada no storytelling, design e branding.

A <Codigree/> é especialista em criar soluções em TI altamente aperfeiçoadas, para novos empreendedores ou startups, bem como para companhias e marcas consagradas.

A Platforme, antiga Ripe Productions, foi fundada em Portugal no início de 2015 e tem como sócios Gonçalo Cruz, Ben Deniri e José Neves, fundador da Farfetch. Esta é uma plataforma tecnológica e operacional que produz uma tecnologia para grandes marcas de luxo poderem customizar os seus produtos digitalmente. “Made to order” é a palavra de ordem desta StartUp que promete revolucionar a indústria da moda a nível mundial.

Chill

Aqui as palavras de ordem são, recarregar energias, relaxar e diversão. Este espaço tem uma copa para que as pessoas possam fazer as suas refeições, uma biblioteca para trabalho de foco ou mesmo para ler e uma sala de jogos pensada para as pessoas descontrairem.

CO:WORK

Existe também um espaço para co-working, é uma sala pequena mas com todas as condições necessárias. Aqui pode-se alugar o espaço ao mês ou mesmo à hora, podendo usufruir de todo o complexo do District!

Plantas

Sons do Escritório

“Já tive numa loja de rua na cidade do Porto e depois de conhecer este projeto e o conceito só fazia sentido vir para aqui. estou adorar porque há uma partilha muito grande entre as lojas e as empresas. O District apoia muito no marketing e o negócio está a correr muito bem. Adoro vender os meus produtos também as pessoas que trabalham aqui. Estou a gostar muito de estar cá no District” Mónica Mota-Barraquinha

“ No meu último trabalho não estava no centro da cidade, aqui no District estamos muito perto da baixa do Porto, a acessibilidade de transportes é muito boa e ao fim da tarde podemos encontrar facilmente um local para conviver em equipa e isto contribui muito para o bem-estar. O District tem muitos serviços e um café com pratos do dia que permite fazer refeições económicas e saudáveis. Já para não falar do design do espaço que é muito bonito, para mim é muito importante trabalhar num local que me sinta bem, e o District é esse local. Além de ser bonito é muito prático todas as infra-estruturas que temos, desde o centro de cópias às salas de reuniões que podemos usar, aqui temos tudo!” Maria Torres-Platform

Enquanto Risca ao estarmos no District podemos dizer aos nossos clientes que estamos num espaço novo e muito evolvente na cidade do Porto. Partilhamos muito do nosso conhecimento com os outros inquilinos do District e assim também mostramos os nossos serviços. Usamos muito as áreas comuns mesmo com os nossos clientes. Usamos muitas vezes o café como ponto de encontro ou mesmo para reuniões. Sara Barroso e Ana Matos-Risca

All photos by André Henriques | http://www.ahphoto.pt/

--

--