Esperança para o Museu da Língua Portuguesa
Este texto foi publico originalmente no Clube do Português.

No dia 21 de dezembro de 2015, um incêndio destruiu parte do Museu da Língua Portuguesa (MLP), na cidade de São Paulo. Até hoje, o local está fechado. A localização, na reformada estação da Luz e com fácil acesso de metrô, garantia um dos maiores fluxos de visitantes de todos os museus do país.
Em seus primeiros anos, mais de 1,6 milhões de pessoas passaram pelos três andares. O MLP tinha um conceito inovador, que misturava clássicos da literatura, registros históricos e muitos artefatos tecnológicos e interativos, que atraiam para o local várias grupos de estudantes.
Na semana passada, uma grande notícia encheu de esperança os amantes da língua portuguesa. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, em visita ao Brasil por conta da Olimpíada do Rio de Janeiro, anunciou que será parceiro na recuperação do museu, junto com a Fundação Roberto Marinho.
Como bem destacou a jornalista Sabine Righetti, os espaços informais de educação, como os museus, têm papel fundamental na construção e preservação da herança cultural de uma nação. Ela contou que pesquisa realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação apontou que só 4% da população nacional diz ter visitado espaços como museus, planetários, zoológicos ou jardins botânicos. Esse dado está bem distante da média dos países desenvolvidos, que é de 20%.
Então, torçamos para que a parceria com o governo luso acelere o resgate do MLP para que mais pessoas possam usufruir da riqueza que esse espaço abriga.
Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://eepurl.com/b5exUr
Veja mais no nosso canal do Youtube –https://goo.gl/VhBR7o
Envie suas dúvidas — http://clubedoportugues.com.br/tire-suas-duvidas-2
Ei, antes de ir embora, se gostou do texto, clique nesse coraçãozinho aí embaixo! Isso vai ajudar a levar este conteúdo para mais gente. E que tal continuarmos esse debate? Me adicione no Facebook e/ou no Linkedin. Será um prazer fazer parte da sua rede.