Três dicas para decifrar a crase
Para dicas diárias sobre a Língua Portuguesa, acesse o Clube do Português

Em seu ótimo livro “Decifrando a crase”, Celso Luft explica que, no português de Portugal, há uma diferença fonética entre o ‘a’ craseado e o ‘a’ sem crase. Dessa forma, os alunos lusitanos não têm grandes dificuldades em aprender como utilizar esse sinal.
Já no português brasileiro, a distinção de som não existe, o que retira o aspecto intuitivo e complica o aprendizado. Nesse sentido, há três regras que podem ajudar na hora de usar a crase:
1) Via de regra, não há crase antes de palavras masculinas;
2) Não há crase antes de verbos (ex: a partir);
3) Não existe crase entre palavras repetidas (ex: dia a dia, ano a ano).
Acredito que esses preceitos eliminam, pelo menos, 80% das dúvidas.
Cuidado com a ambiguidade
Uma das coisas que quebra a coesão de um texto é a ambiguidade. Hoje ouvi na CBN a seguinte frase: “uma startup de tecnologia israelense criou um aplicativo”. Afinal, quem é israelense: a startup ou a tecnologia?
Para resolver esse problema, bastaria inverter a ordem das palavras: “uma startup israelense de tecnologia criou um aplicativo”.
O Brasil não ama sua língua
Em geral, os brasileiros não têm apreço pela língua pátria. Essa situação é reversa em Portugal, onde o idioma é um fator identitário muito mais notório. Não é a toa que aqui a Reforma (ou seria deforma?) Ortográfica foi aceita sem grandes problemas, enquanto em terras lusas ela é ignorada por grande parte da população.
Isso ocorre porque nossos irmãos lusos tratam a língua portuguesa como um tesouro nacional, construído por vários falantes ao longo da história (e não propriedade de um grupo de burocratas que pode mudá-la com canetadas). Eles possuem inclusive o Instituto Camões, que tem como objetivo difundir o português em vários cantos do planeta.
Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://eepurl.com/b5exUr
Veja mais no nosso canal do Youtube –https://goo.gl/VhBR7o
Envie suas dúvidas — http://clubedoportugues.com.br/tire-suas-duvidas-2
Veja mais:
Leia também:
Para dicas diárias da língua portuguesa, acesse o Clube do Portuguêsmedium.com
Ei, antes de ir embora, se gostou do texto, clique nesse coraçãozinho aí embaixo! Isso vai ajudar a levar este conteúdo para mais gente. E que tal continuarmos esse debate? Me adicione no Facebook e/ou no Linkedin. Será um prazer fazer parte da sua rede.