Na última semana, o Mário Sérgio marcou presença na Hackfest 2019 para falar um pouco das novidades da Operação Serenata de Amor e dos outros projetos que tocamos dentro da Open Knowledge, como o Perfil Político.

O evento, organizado pelo MPRN, pode ser dividido em dois grandes momentos. No primeiro, vimos a reunião de universitários de todo o nordeste engajados em torno de um hackathon, mote do evento, para desenvolver soluções com dados para beneficiar a sociedade.

A ideia do evento é promover o uso de dados abertos e, para isso, além do hackathon, também há palestras de diferentes temas…


Olá! Está no ar o mais novo relatório mensal da Operação Serenata de Amor com as novidades no projeto que aconteceram no mês de maio. Essa é a melhor forma de ficar a par do que aconteceu de principal no nosso projeto.

Sprint em Florianópolis

créditos: giphy.com

O Mário Sérgio ministrou o terceiro Sprint da Operação Serenata de Amor, no Ciasc, em Florianópolis. Estamos muito felizes de estarmos novamente em contato direto com a comunidade, conversando e, claro, codando juntos. O evento reuniu 45 pessoas, entre programadores, físicos, jornalistas e cientistas de dados para fazer melhorias técnicas e implementar novidades no projeto.

A…


Quem apoia o Serenata sabe o papel fundamental que nossos apoiadores têm dentro do projeto. E quando citamos pessoas que apoiam nosso trabalho, não falamos apenas de quem colabora com nosso crowdfunding. Há também uma grande quantidade de desenvolvedores e programadores voluntários que atuam na Operação desde o começo. Por isso, é comum que a gente se envolva em hackatons, sprints e eventos de tecnologia para abrir espaço para quem quer contribuir, aprender e ver de perto o projeto.

Nos dias 24 e 25 de maio, ocorreu o mais recente evento nos envolvendo. O terceiro Sprint da Operação Serenata de…


Uma das vocações do Serenata é descobrir inconsistências na cota parlamentar e, então, solicitar informações. Para quem não se lembra, nós já chegamos a fazer 600 pedidos de informação em uma semana. Respaldados pela LAI, pedimos informações para transformar isso em participação popular, a partir da Rosie, do Jarbas e das nossas ferramentas de comunicação.

Há algumas semanas, identificamos alguns reembolsos sem descrições ou com descrições generalistas, como “refeição” ou “almoço”, o que é proibido pelo Ato da Mesa que rege a cota. A existência de reembolsos assim não é nenhum surpresa e nem é raridade. …


Nota: Fiquei pensando muito se escrevia esse texto ou não. Aí escrevi. Depois, fiquei pensando se publicava ou não. Se por acaso seria uma exposição desnecessária. A reação de vocês é que me dirá.

Essa semana fui impactado novamente por uma campanha nas redes sociais de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Você também deve ter visto. Acontece que depois de tanto tempo olhando esse assunto de fora, dessa vez eu fui impactado como paciente. Como um jovem medicado com 70mg/dia de antidepressivos.

Em janeiro desse ano eu fui diagnosticado com depressão, depois de um ano bastante conturbado…


No português coloquial, a expressão “passar recibo” tem como significado o ato de assimilar culpa de forma voluntária ou por ato falho, sem que seja necessária acusação. Dependendo da região, é sinônimo de “vestir a carapuça”.

crédito: giphy.com

Foi exatamente o que aconteceu na última quinta-feira, 25, quando o senador e presidente da Casa, Davi Alcolumbre, manifestou-se oficialmente pela liberação do sigilo arbitrário sobre despesas parlamentares.

Em outras palavras, Alcolumbre autorizou seus colegas a omitirem da população notas fiscais e recibos referentes a reembolsos efetuados com a Cota Parlamentar.

A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (CEAPS)…


Desde que a Operação Serenata de Amor nasceu, em setembro de 2016, a nossa equipe escuta o mesmo questionamento: “Por que vocês não mapeam também o Senado?” Bom, antes de mais nada, a Serenata nasceu como um projeto para auxiliar na auditoria das contas públicas utilizando inteligência artificial.

Nós começamos pela Câmara dos Deputados pela possibilidade técnica que os dados da casa forneceram. Desde que começamos, sempre foi possível ter acesso integral aos dados da Cota Parlamentar para deputados, inclusive com as imagens de grande parte dos documentos, desde 2011.

(Guarde essa informação dos documentos. …


Média dos 100 candidatos com maior enriquecimento é de R$ 10 milhões em evolução patrimonial nos últimos 4 anos.

Na semana passada, o Intercept Brasil utilizou dados levantados pelo Perfil Político para fazer uma matéria especial sobre Paulo Rogério Rêgo, o Doda de Tião, e seu enriquecimento na vida pública.

Doda está no topo de uma lista de políticos que aumentaram seu patrimônio de forma exponencial. No caso dele, são 716% em 4 anos, o que o coloca em primeiro lugar considerando municípios com menos de 100 mil habitantes.

Mas, acreditem: ele não está sozinho.

Fizemos um recorte com os 100 candidatos que mais enriqueceram em valores absolutos de 2014 para cá. A evolução do patrimônio vai de R$…


Trabalhar com ciência de dados para inovação cívica é, basicamente, transformar as grandes quantidades de dados disponíveis no nosso país em informação. Entram milhares de linhas e colunas com conteúdos públicos e sai algo que qualquer cidadão consiga entender.

Esse é o nosso “job description”. Mas não é o nosso maior desafio.

É impossível fazer ciência de dados sem um produto básico: os dados. E ter acesso aos dados públicos está longe de ser uma tarefa fácil. Na verdade, é tão difícil que, nesses dois anos de trabalho de Serenata de Amor, acabamos nos aproximando e solidarizando com outras pessoas…


Texto publicado originalmente na coluna Ideias para o Futuro, da Zero Hora.

Antes de mais nada, este não é um estudo científico. É uma percepção pessoal. Com algum fundamento, é bem verdade. Eu faço parte da Operação Serenata de Amor há quase 2 anos. Nosso projeto criou uma robô, a Rosie, para mapear e nos ajudar a auditar gastos públicos.

Começamos analisando os gastos da Cota Parlamentar — uma base de dados com milhões de reembolsos, impossível de ser analisada humanamente. …

Pedro

Novos textos no pedrovilanova.com/blog.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store