De quem é a luta pela terra?

O jornalismo é feito de histórias e histórias são feitas de vivências.

Como mostrar uma realidade desconhecida? Como falar sobre um tema ouvindo todos os lados? Esse é o grande desafio. Falar do outro sem o olhar estereotipado já conhecido pela maioria. Acreditamos que podemos fazer isso somente estando com os ouvidos dispostos a ouvir e os olhos abertos para compreender além do que podemos ver.

A proposta principal do nosso projeto é ir atrás de histórias e mostrar como a luta pela terra no Paraná está acontecendo. Abrimos essa vakinha (http://bit.ly/1TnDGh) para ajudar na produção do nosso documentário, um desdobramento do nosso trabalho de conclusão do curso de jornalismo.

Inicialmente, pesquisamos o histórico da luta pela terra no Brasil até chegar na nascente do problema: a questão da má distribuição de terra no país é algo que acontece desde os primórdios da colonização. Como consequência, temos no Brasil diversos grupos, frutos de diferentes razões, que buscam diariamente seus direitos em relação a terra que habitam ou que lutam para habitar. Ao mesmo tempo, temos diversas associações e grandes corporações buscando, diariamente, ampliar sua produção e aumentar seu lucro. Que histórias os quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais tem para contar? E quanto às empresas, aos grandes fazendeiros?

Afinal, de quem é a luta pela terra?

Ajude a gente a ir atrás dessas histórias!

A construção de um jornalismo justo e livre depende de todos nós!

Amanda Souza, Bruna Kurth, Isabella Lanave e Raphaela Viscardi

COLABORE COM O PROJETO: http://bit.ly/1TnDGhJ