5 sinais do Fácil Ofendido

Pensador Comum
Aug 24, 2017 · 3 min read
“Não gostei de terem discordado de mim! Tô de mal! HUMPF!”

O Fácil Ofendido é uma tradução literal do termo em inglês Easy Offended, situação em que, como é fácil entender, pessoas adultas se alteram facilmente com situações de baixo ou nenhum potencial realmente ofensivo e ficam totalmente furiosas com os dissabores do dia a dia. também chamados de nervosinhos, os Fácil Ofendidos sofrem muitos problemas de saúde devido à constantes alterações de humor que, caso não saibam, causam taquicardia, aumento de pressão e gastrites.

Claro que essa situação tem cura e essa discussão é muito comum nos EUA e penso ser necessária também aqui no Brasil, principalmente nesta era de debates intensos cheios de passionalidade e pouco conhecimento sobre assuntos do cotidiano. Caso você não tenha certeza de conhecer ou ser um Fácil Ofendido, vamos à parte divertida, os sinais mais notórios.

1- TUDO QUE FAZEM/DIZEM É PARA OFENDER: é normal um Fácil Ofendido achar que todos estão falando mal dele, a toda hora, ou que cada coisa que fizeram que ele não gostou foi intencionalmente para deixá-lo pessoalmente triste ou irritado e mesmo sem provas, reage violentamente contra seus convivas. Odeia sarcasmo.

2- QUEM NÃO CONCORDA É INIMIGO: esse é um dos meus favoritos. A pessoa não consegue digerir a existência de pessoas que tenham opiniões ou gostos diferentes do dele, pois certamente discordam somente com o intuito de ofendê-lo, pelos motivos mais banais existentes como gosto musical ou gastronômico. As vezes nem precisa discordar, ter uma ideia melhor já causa o mesmo desconforto nele.

3- ODEIA SER CORRIGIDO: espécie muito comum entre os Easy Offended, (EO para abreviar)mesmo que coloque sua vida em risco, odeia ser corrigido pois uma vez que determinou que uma informação lhe foi confiada, é porque está totalmente correta para sempre. Se erar é humano, não ser corrigido por nunca errar o torna sobre-humano, um semi-deus com um corretor ortográfico que sofre muito… Os professores detestam.

4- QUER CONTROLAR OS AMIGOS: quem nunca conheceu um colega de trabalho ou faculdade que se irritou porque você foi almoçar com outras pessoas ou ainda, convidou alguém diferente para almoçar com vocês? O EO decide com quem você vai conversar, namorar, almoçar e caso não cumpra as demandas você o está destratando de propósito só para deixá-lo triste.

5- CRIA GRUPOS RIVAIS: talvez o estágio mais avançado do EO, reúne em torno de si os concordantes e está sempre classificando os discordantes como “eles contra nós” em situações que estão juntos na mesma situação, seja familiar, escolar ou profissional. O tipo mais temido pelos gestores por criarem subdivisões nas equipes de projeto, costumam sabotar todo tipo de encontro desde brainstorms até festas de aniversário e casamento.

Certamente o EO sofre de algum distúrbio de auto-estima. Se o tímido é o convencido inseguro por achar que tudo e todos o têm como centro do universo, o EO acha que tudo é voltado para seu desconforto social e que está lutando pelo seu espaço na sociedade. Ao meu ver parece mais um caso de déficit na interpretação das situações (e de texto!) onde a rasa ou nenhuma compreensão o faz achar que estão o enganando ou o depreciando.

Não importa a situação, o EO precisa de apoio psicológico e dos amigos pois desse modo acabará sozinho e triste, com raiva dos outros que nada fizeram contra ele.

)

Pensador Comum

Written by

Quando a necessidade de ler se torna a necessidade de escrever, eu escrevo. Por mim mas para os outros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade