O brinquedo e o faz de conta na educação infantil.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando brincam,as crianças exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. Mas qual o papel do brinquedo nessa história?

O brinquedo é apenas um coadjuvante para que o faz de conta aconteça. Ele funciona como uma ponte entre aquilo que é desconhecido para o que é conhecido, de modo que o brincar se caracterize como uma atividade onde as crianças criam novos fatos, novos ambientes, novos brinquedos, dão novos sentidos às brincadeiras, conseguem representar, cantar, subir em palcos e dançar, com intermédio da sua própria criatividade.

É com a brincadeira ou com o brinquedo que a criança aflora sua criatividade sendo ela mesma e sem a imposição do mundo adulto.

Então o brinquedo é um objeto importante na construção e formação dos pequeninos, e de uma forma pedagógica, eles auxiliam no intermédio entre a relação aluno e professor.

Portanto, a proposta que trazemos aqui é a de estimular o ser brincante, a sensibilidade multicultural e socioambiental, a liberdade, a criatividade e a reflexão das crianças através dos brinquedos educativos. Mostrar que existe um mundo “fora da caixinha” com outras alternativas que vão além dos recursos tecnológicos como celulares, vídeo games, computadores e televisão é fundamental para a Pererê Brinquedos.