O que você sabe sobre a importância do carboidrato para seu pedal???

E se eu te disse-se que existe uma maneira de você diminuir o tempo que você percorre uma determinada quilometragem você acreditaria em mim? Recomendo que sua resposta seja sim!!! O “papo” de hoje será sobre melhorar sua potência com carboidrato (gel, gatorade, sudract). Nosso objetivo é responder a pergunta de quanto diminuiríamos nosso tempo se conseguíssemos achar um suplemento que pudesse ajudar nisso.

Se você está buscando…

  • Diminuir seu tempo em uma determinada quilometragem
  • Aumentar sua potência com suplementação
  • Determinar o sucesso ou o fracasso de uma competição

Como a ingestão de água e carboidrato ajudaria a promover o desempenho de potência???

A ciência nos explica que o fornecimento de energia para nosso organismo parte de termos disponível glicose em nosso sangue. Para que essa energia chegue a ser transformar em glicose precisamos captar a mesma através dos alimentos e esses alimentos nos fornecem dois tipos de carboidratos (simples e complexos) que quando degradados são transformados em glicose.

Se temos uma maior disponibilidade de glicose através do carboidrato podemos ter também maior geração de movimentos pois temos mais energia para isso. Consequentemente nós geramos mais potência pelas nossas pernas do que quando comparamos a mesma situação sem o carboidrato.

A ingesta desse carboidrato deve ser realizada juntamente a água e a resposta disso é para que ele se dissolva e seja metabolizado mais rapidamente e haja uma maior disponibilidade ao músculo.

E quanto de carboidratos devemos ingerir para te um resultado satisfatório?

Os estudos mostram diversos protocolos que realizaram diversas quantidades. Mas um padrão se estabelece aqui e parece que há um valor médio entre 8% de carboidrato por 200ml de água. Essa via de regra já dá um bom parâmetro para preparar a suplementação que será realizada durante o pedal.

Qual o aumento sugerido de ganho na potência com a ingesta de carboidrato?

O mesmo estudo que estamos relatando dá três classificações para os níveis de ciclista e seus respectivos ganhos com a ingesta de carboidrato.

  1. Ciclistas novatos — ganho de 42 s de diferença entre com e sem carboidrato.
  2. Ciclistas bem treinados — ganhos de 36 s de diferença entre com e sem carboidrato.
  3. Ciclistas de elite — ganhos de 32 s de diferença entre com e sem carboidrato.

Para uma quilometragem de 40 km o estudo mostrou que os ciclistas novatos foram os que mais aumentaram a potência quando comparado com suplemento e sem. (6 VS 9 a 10 W de potência).

E ai o que você decide fazer? Prefere ter menos performance por não realizar uma suplementação correta? Acreditamos fielmente que sua resposta seja não afinal mostramos que independente do seu nível de prática a suplementação com carboidrato é muito importante para o ciclista.

RECAPITULANDO…

  • Ingira uma suplementação com água e carboidrato
  • Ingira 8% de carboidrato diluído em 200 ml de água.
  • A diferença entre o tempo e o aumento de potência independe do nível de prática. Porém, os resultados são ainda maior aproveitados pelos ciclistas novatos.

REFERÊNCIAS

JEULENDRUP, A.E; MARTIN, J. Improving cycling performance how should we spend our time and money. Sports Med. 2001.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.