A PEC da Vaquejada e você em 4 atos.

PetMission
Feb 24, 2017 · 3 min read

ATO I — O quadro.

De longe, a vaquejada pode parecer um belo e emocionante quadro. O intrépido vaqueiro em seu ágil cavalo laça o boi bravo no rodeio, levando-o ao chão para o delírio do público. Aplausos e saudações ao herói de chapéu e vestes de couro sobre sua montaria ofegante.

Agora, desça da arquibancada e observe a pintura de perto: o boi, animal naturalmente plácido e tranquilo, é estressado ao extremo e com requintes de crueldade para agir de uma forma desembestada e furiosa. Em sua perseguição, o cavalo do vaqueiro é açoitado ininterruptamente. A vaquejada termina com a captura do boi que, tombado e arrastado, é levado com sérios danos físicos (inclusive na medula óssea) e incalculável dor. Já o cavalo, vitorioso na peleja, leva mais que os louros da glória: volta à cocheira exausto e seriamente machucado onde começará a ser preparado para uma nova competição ou, a depender da gravidade das lesões sofridas, sacrificado. Não há meias palavras para pintarmos a vaquejada: ela é cruel e desumana. Se você ainda não percebeu, talvez esteja assistindo a cena de muito longe. Aproxime-se e a observe de mais perto. com outros olhos se observá-la mais de perto.

ATO II — A Proposta de Emenda Constitucional 50/2016.

A história da PEC 50/2016, a famosa PEC da Vaquejada, começa com o STF olhando de perto esse evento “cultural”. Em outubro de 2016, a Suprema Corte declarou inconstitucional a Lei 15.299/2013 que considerava a vaquejada um evento desportivo e cultural no Ceará. O que parecia um vitória do bom senso em defesa do bem-estar animal deu origem a uma cruzada em defesa da vaquejada no parlamento brasileiro. Em poucos meses foi criada, aprovada no Senado e sancionada pelo Presidente da República a lei 13.364/2016 que dá à vaquejada status de manifestação da cultura nacional, elevando-a à condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Porém, para que a vaquejada esteja plenamente protegida, ainda falta um detalhe: constar na Constituição Federal. Eis que entra em cena a PEC 50/2016.

Esta Proposta de Emenda Constitucional já foi votada em dois turnos no Senado e agora vai pra Câmara dos Deputados. A PEC 50/2016 prevê não ser consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. Para ser definitivamente aprovada e incorporada ao texto constitucional, falta a PEC 50/2016 passar por dois turnos na Câmara, tendo ⅗ dos votos — assim como ocorreu no Senado. Trocando em miúdos, são necessários 208 deputados para a aprovação definitiva da emenda (5). Mas nem tudo está perdido — a não ser que cruzemos os braços.

ATO III — Evolução como expressão cultural.

Ninguém é contra a defesa e incentivo da cultura nacional. Muito pelo contrário: ela deve ser preservada e estimulada. Mas devemos estar atentos à evolução do ser humano em harmonia com a natureza que o cerca — e isso passa inevitavelmente pelo cuidado ao bem-estar dos animais. Não faz mais sentido considerarmos válidas expressões culturais que promovam maus tratos aos animais. Abolindo tais práticas e substituindo-as por ações que estimulem o amor entre espécies e o bem-estar dos animais, estaremos dando provas que evoluímos. A vaquejada e a PEC 50/2016 são fatos que devem ficar em nosso passado, não como algo vergonhoso e tampouco glorioso, mas como uma prova cabal de que hoje somos melhores do que éramos. De que, apesar de tudo, estamos evoluindo.

ATO IV — Descruzando os braços.

Abaixo disponibilizamos o link para você enviar sua mensagem de desagravo à PEC 50/2016 para os Deputados. Participe e lute conosco pelo bem-estar dos animais e contra essas cruéis manifestações. Se não agirmos, nada conquistaremos.

http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/fale-com-o-deputado/


    PetMission

    Written by

    #petmission

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade