Crônica: O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Guilhermem M. Petry
2 min readMar 12, 2019

--

É raro ver o centro de São Paulo calmo. Principalmente nas segundas-feiras; por volta das 19h então? Sem chance. Resolvi começar a busca por um livro que me interessei nessa segunda feira esquisita.

As chuvas desde o começo do ano já derrubaram mais de 2 mil árvores na cidade e a contagem de mortes com a chuva de ontem chegou a 12 no jornal mais cedo.

Muita gente não conseguiu sair de casa para trabalhar e até agora não ví nenhum funcionário da CET ‘tentanto’ organizar o trânsito como acontece normalmente.

Sai do trabalho e fui pro sebo mais próximo.

Desviando de livros vindos do chão e do teto, tentando não derrubar nada com minha mochila estabanada interrompi uma senhora que reclamava do Bolsonaro pro seu funcionário na mesa no meios de pilhas e pilhas de livros.

Opa? To procurando esse livro aqui, chama Planolândia, peraí deixa eu pegar o nome do autor… Ah, não é sobre aquelas besteiras de terra plana não tá?

Já fui logo me explicando, vai saber ela acha que eu sou desses que seguem Olavo de Carvalho…

Caro esse livro em? Disse vendo um site que vende livros usados.

É, então é um pouco raro, muito antigo e no Brasil só lançaram uma edição em 2002 e foi esquecido. Conta a história de um quadrado que vive em um universo 2D que não consegue enxergar um objeto 3D que tenta contato com ele.

Não tenho, infelizmente.

Tenho zero esperanças de encontrar esse livro fácil assim.

Resolvi ficar mais um pouco pra ver os livros que mudavam instantaneamente diante dos meus olhos.

Abaixei atrás de uma estante pra ver a seção de biografias e a senhora volta a reclamar:

Esses dias vendi um livro daquele nojento lá, como chama? O guru do bolsonaro? O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota.

Olavo de Carvalho. Levantei falando.

Isso! Aquele porco.

A senhora nem devia vender esse tipo de livro aqui.

Vendi! Por 55 reais, preço de novo, só pra idiotas comparem!

Ta ok?

--

--

Guilhermem M. Petry

Journalist and writer. Reporting for Brazil Cybersecurity Correspondent (BCC) Medium publication.