Adicionando capítulos e páginas

Olá, mundo!

Este artigo é o quarto de uma série sobre autoria de PlaygroundBooks. Veja ao final desta página o índice para os demais artigos.

Você deve ter percebido que a maioria dos PlaygroundBooks oficiais da Apple possui uma boa divisão do conteúdo em capítulos e páginas. Veja na imagem abaixo o livro Aprenda a Programar 1.

Image for post
Image for post

Os capítulos foram organizados por tópicos específicos de lógica de programação. As páginas, por sua vez, foram organizadas de forma a apresentar o conteúdo do capítulo de maneira fluida e dinâmica, assim o aluno pode acompanhar o seu progresso ao longo do estudo.


Adicionando uma capa

Olá, mundo!

Este artigo é o terceiro de uma série sobre autoria de PlaygroundBooks. Veja ao final desta página o índice para os demais artigos.

Agora que já estamos com a nossa base do Playground de Rosas Polares pronta, vamos começar a customizar o nosso livro. A primeira coisa que podemos fazer com um rápido retorno visual é acrescentarmos uma imagem de capa!

E esta atividade pode parecer bem simples, mas ela é o ponto de partida para começarmos a entender melhor os arquivos de propriedade que compõem o PlaygroundBook. Vamos lá?

Preparando a imagem

De acordo com a documentação da Apple, a…


Rosas Polares

Olá, mundo!

Este artigo é o segundo de uma série sobre autoria de PlaygroundBooks. Veja ao final desta página o índice para os demais artigos.

A primeira coisa que precisamos fazer ao começar a desenvolver um PlaygroundBook é determinar o tema a ser desenvolvido. Enquanto professores, podemos identificar um tópico do plano de ensino que queremos desenvolver. É importante lembrar que o Playground não serve apenas para o ensino de programação, mas de qualquer outro assunto.

É importante criar um planejamento dos capítulos e páginas de forma a conduzir o aluno no seu processo individual de aprendizagem. Assim, é muito…


Estrutura do PlaygroundBook

Olá, mundo!

Desde que eu comecei o meu canal no Youtube, o Programa de Índio, eu tenho me aprofundado na criação de PlaygroundBooks e quero começar a compartilhar aqui com vocês um pouco dessa minha jornada de aprendizado.

Se você ainda não conhece o Programa de Índio, pare aqui um pouquinho e confira. Garanto que vai curtir! Aproveita e já se inscreva pra continuar acompanhando os vídeos, ok?

Minha vontade de trabalhar com o Swift Playgrounds aumentou quando a Apple começou a usar playgrounds para avaliar os alunos no famoso Scholarship para o WWDC: uma celebração de estudantes do…


Image for post
Image for post

What is Codevember?

Codevember is a challenge for developers to sharpen their creativity and improve their skills. The goal is to build a creative piece of code every day of November. We give you daily hints to inspire you but you can do unrelated sketches.

In Codevember's page and also on Twitter, you can find the prompts for each day.

My experiments

This year I am trying to complete the 30 days challenge. I started with the idea of implementing a different version of Conway's Game of Life each day, but it was getting to restrict, so moved on and started doing visual experiments.

As…


Image for post
Image for post

Protocolos

Em Swift, protocolos são como contratos, em que classes ou estruturas se comprometem a apresentar alguns atributos e implementar alguns métodos. É uma forma interessante de garantir que, mesmo que sejam de tipos diferentes, as instâncias criadas sempre terão características semelhantes.

Para entendermos melhor os protocolos em Swift, vamos fazer um exemplo claro, com um assunto bastante comum: Super Heróis!

O que é preciso para ser um super herói? Neste nosso exemplo, vamos pensar em alguns atributos bem básicos. Primeiro: ele precisa ter um nome forte, marcante (mesmo que seja ridículo como "Lanterna Verde"). …


Image for post
Image for post

Imagine um centro de convenções com mais de 6 mil desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas das plataformas da Apple. Se esta frase já te fez torcer o nariz (e talvez você seja um fã de Android), acho melhor nem ler o resto, pois neste post falarei sobre quão empolgante é estar em meio a este grupo de aficcionados pelos produtos e aplicativos do ecossistema da Maçã.

O McEnery Convention Center já foi palco de algumas edições passadas do World Wide Developer Conference (WWDC), mas as últimas estavam acontecendo em San Francisco, no Moscone. …


Image for post
Image for post

Produzir um jogo para iOS usando SpriteKit requer trabalhar muito bem com os assets (recursos audiovisuais) do projeto. Este artigo tem como objetivo apresentar brevemente o processo de criação de animações cíclicas em SpriteKit.

Recursos para o projeto: http://pedrocacique.com/medium/cycle_images_monster.zip

Para este exemplo, criei um projeto no XCode, usando o template para Games, com Spritekit. Como daremos foco apenas na animação, limpei um pouco o projeto da seguinte forma:

  • No arquivo GameScene.sks apaguei a label padrão (“Hello World”) e alterei a cor do fundo da cena.
  • No arquivo GameScene.swift, deixei apenas os métodos relacionados ao touch, para criarmos um novo objeto…

Pedro Cacique

Coordinator at Apple Developer Academy | Mackenzie

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store