A morte de Gandalf

Paulo Tiago
7 min readSep 29, 2021

--

Quando Tolkien perfurou meu coração

Artigo por

Gerrit Scott Dawson

“Voem, seus idiotas!” ele chorou e foi embora.

Estas são as últimas palavras de Gandalf antes de deslizar para o abismo sob a Ponte de Kahzad-Dum. Em todos os meus quatorze anos, nenhuma palavra jamais me perfurou tanto.

Nosso professor de segundo grau leu O Hobbit para nós como um deleite depois do almoço. Nós amamos isto. Mas ele nos desafiou que as coisas realmente boas seriam encontradas na trilogia O Senhor dos Anéis . Na nona série, aceitei seu desafio. No início, foi um trabalho árduo. Eram todas aquelas canções longas e tanta conversa! “O Conselho de Elrond” foi o capítulo mais denso que eu já havia experimentado. Levei dias. Mas quando, finalmente, a Sociedade se engajou na missão de destruir o Anel, as coisas aumentaram.

‘Voem, seus idiotas’

Numa sexta-feira à noite, eu pulei meus seriados ABC habituais e apenas li no sofá. O observador na água fora das Minas de Moria me aterrorizou. Eu tive que continuar a ler.

Eu continuei com tudo isso durante “A Journey in the Dark”. Não era uma noite de escola, então meus pais não me mandaram para a cama quando comecei mais um capítulo. O futuro escritor em mim ficou emocionado quando a empresa encontrou um livro decadente no qual os feitos dos anões em Moria foram registrados até a última hora. A escrita do escriba desaparece com o sinistro “Eles estão vindo. . . ” Meu coração bateu forte quando a Sociedade percebeu que eles estão presos como os anões de antigamente e terão que lutar para sair.

Quase um desastre segue após um quase desastre. Até Frodo é apunhalado por uma lança que deve matá-lo. Mas sua camisa oculta de prata mithril desvia o ponto letal. É assim que deve ser. Contra probabilidades impossíveis, os heróis ainda triunfam. Então, quando Gandalf enfrentar o demônio Balrog na última ponte, tive certeza de que ele iria vencer. Parecia que sim. Três vezes o mago ordena: “Você não pode passar”. Então o poder de Gandalf quebra a ponte bem onde o Balrog está, e o demônio cai na escuridão abaixo.

“Sim!” Eu gritei silenciosamente. Então, “Nããão!” Pois o Balrog em queda livre balança seu chicote e enlaça as pernas de Gandalf. Tolkien escreve: “Ele cambaleou e caiu, agarrou-se em vão à pedra e depois deslizou para o abismo. ‘Voem, seus idiotas!’ ele chorou e foi embora ”.

Ferido por uma Sentença

Fiquei totalmente chocado. Esfaqueado. Meu personagem favorito havia morrido (assim parecia). Cortou. Doeu mais do que imaginei que um livro, uma única frase, poderia me fazer sentir. Eu queria uivar. No entanto, ao mesmo tempo, eu adorei. Eu não sabia que alguém poderia sentir essa profundidade de emoção ao ler. Tão terrível e tão bonito. Gandalf deslizou para o abismo. Gandalf havia partido. Eu mal pude suportar.

Eu tinha acabado de acordar para Cristo, então senti, mas não percebi conscientemente, as implicações do evangelho nessa cena. Nos anos seguintes, o próprio Tolkien me ensinaria alguns significados mais profundos dessa frase.

A tristeza segue onde quer que o pecado permaneça.

No Silmarillion , Tolkien lançou a base para todo o seu legendarium. Neste mundo mítico, o Criador, Ilúvatar, traz o mundo à existência por meio de temas de boa música. Mas um dos seres angelicais do Criador, Melkor, deseja criar sua própria música.

Buscando sua própria glória, Melkor começa a cantar um tema contrário à música de Ilúvatar. Notas discordantes trazem turbulência à boa criação. Ilúvatar permite que esse caos se alastre por um longo tempo até que pareça impossível de ser reparado. Então Ilúvatar se levanta e declara outro tema da música. Essa nova música é “profunda, ampla e bela, mas lenta e mesclada com uma tristeza incomensurável, da qual veio principalmente sua beleza” ( O Silmarillion , 1977, pp. 16–17). O Criador tece desarmonia em músicas mais maravilhosas. A nova música incorpora tristeza.

“O pecado cravou a flecha da tristeza no próprio coração de tudo o que existe.”

Sentimos essa tristeza por trás de toda a bondade que amamos neste mundo presente. A tristeza flui pelas profundezas da criação porque os seres criados buscaram a glória de si mesmos contra o Criador. Em suma, o pecado cravou a flecha da tristeza no próprio coração de tudo o que existe. Lembro-me dos dias de Noé, quando o Senhor viu a maldade do homem. “O Senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra, e isso lhe afligiu o coração” ( Gênesis 6: 6 ).

A tristeza que me atingiu naquela noite ao ler sobre a queda de Gandalf participou dessa tristeza primordial. Meu coração chorou primeiro, Não era para ser assim! O bom e o sábio não devem ser vencidos pelo mal. E em segundo lugar, não precisava ser assim! Gandalf já havia derrotado o Balrog. Mas o mal nunca cede. O chicote do Balrog poderia facilmente ter falhado. Em vez disso, o mal mais uma vez gerou tristeza.

Nosso pecado livremente escolhido ao longo do tempo endurece em malícia. O resultado é perda e dano que tece uma canção de lamento que permeia tudo. Até mesmo nosso Deus sente isso. Naquela noite, experimentei seu amargor.

O sacrifício geralmente gera redenção.

Gandalf desce ao abismo. A tristeza desanima a empresa. Eles não sabem como podem continuar. Mas eles fazem. A história não termina com essa perda chocante.

As palavras finais rudes, mas afetuosas do mago despertam a Sociedade da paralisia do horror. Mesmo enquanto choram, eles correm com segurança para fora de Moria. O sacrifício de Gandalf abriu o caminho para que eles escapassem e continuassem a busca. Mas mais: seu dom agora os impele a encontrar coragem além da tristeza, para acender esperança na escuridão à frente e se agarrar à beira do penhasco da fé até o fim. Os oito membros restantes continuam a se sacrificar poderosamente uns pelos outros.

“Sofrer no amor pelo outro é redentor. O mal não tem a última palavra. ”

Dar a vida por muitos é o coração da nossa fé: “Deus mostra o seu amor por nós, porque, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” ( Romanos 5: 8 ). Este sacrifício visa mudar o curso de nossas vidas, pois “ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” ( 2 Coríntios 5:15 ). Sofrer no amor por outra pessoa é redentor. O mal não tem a última palavra.

A chance maligna de o chicote do Balrog agarrar Gandalf não anula o sacrifício do mago. A entrega de sua vida por Gandalf traz o resultado imediato da fuga da Irmandade. Mas isso leva a toda a resolução redentora com a qual O Senhor dos Anéis conclui, uma vitória pela qual Tolkien cunharia uma bela palavra.

No final, espere uma eucatástrofe.

Eu teria que ler para saber sobre o retorno de Gandalf. E vá mais longe para ver o Anel destruído, o legítimo rei entronizado e a Terra-média restaurada. Mas o sacrifício de Gandalf, em toda a sua chocante e penetrante tristeza, ainda depositou uma esperança em mim. Esta semente de amor enterrada no abismo de Moria renderia o fruto da vida. Eu tinha que acreditar nisso.

Tolkien usou a palavra eucatástrofe para expressar a reversão repentina em uma história que leva a um final feliz esperado, mas inesperado. Esta é a resolução contra todas as probabilidades que desperta esperança no coração humano de que o destino do mundo não será a morte e a destruição para as quais parece correr. Tolkien escreveu em uma carta a seu filho que a eucatástrofe em uma história

perfura você com uma alegria que traz lágrimas. . . . Produz seu efeito peculiar porque é um súbito vislumbre da Verdade, de toda a sua natureza. . . sente um alívio súbito, como se um membro importante fora da articulação tivesse repentinamente estalado para trás. Ele percebe. . . que é realmente assim que as coisas realmente funcionam no Grande Mundo para o qual nossas almas foram feitas. . . . A ressurreição foi a maior eucatástrofe possível. . . e produz aquela emoção essencial: a alegria cristã que produz lágrimas porque é qualitativamente tão semelhante à tristeza, porque vem daqueles lugares onde a alegria e a tristeza estão unidas. ( The Letters of JRR Tolkien , 1976, p. 100)

A esperança que senti ao ser apunhalado pela dor com a queda de Gandalf prenunciou a grande reversão de toda a história.

Gandalf Rose e Riu

Com prazer, vemos essa verdade mais profunda na humilde simplicidade de Sam Gamgee. Depois que o Anel é destruído, Sam acorda e vê Gandalf sorrindo para ele. Ele exclama,

“Gandalf! Eu pensei que você estava morto! Mas então pensei que também estava morto. Tudo que é triste vai se tornar falso? O que aconteceu com o mundo? ”

“Uma grande Sombra partiu,” disse Gandalf, e então ele riu e o som era como música, ou como água em uma terra seca. ( The Return of the King , 1976, p. 988)

Ler sobre a queda de Gandalf naquela noite me atingiu com toda a força da verdade profunda em cada história de redenção. Cada um é uma sombra da única História verdadeira. Cristo morreu. Ele entrou no ponto final de se perder no abismo. E então ele se levantou, mudando tudo.

Quando Gandalf caiu, embora eu não pudesse dizer isso, meu coração foi atingido pela tristeza do homem em sua morte e ruína. Mas a Irmandade continuou. Eu continuaria a ler. A busca não foi frustrada. Gandalf se levantaria. Nós também. Em um mundo restaurado, onde tudo que é triste torna-se falso.

Texto original aqui.

Compre os Livros: O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarilion.

--

--